PUBLICIDADE

Luigi Baricelli e esposa comemoram sucesso de retirada de câncer

Andreia Baricelli teve um tumor na mama identificado após fazer um exame anual, e ressaltou a importância da prevenção

9 nov 2020 - 15h55
Compartilhar
Exibir comentários
Andreia Baricelli alertou para a necessidade de realizar os exames de prevenção ligados ao câncer de mama
Andreia Baricelli alertou para a necessidade de realizar os exames de prevenção ligados ao câncer de mama
Foto: Instagram / @andreiabaricelli / Estadão

Andreia Baricelli, esposa do apresentador Luigi Baricelli, precisou fazer uma cirurgia para retirar um câncer de mama no domingo, 8, e comemorou o sucesso do procedimento nas redes sociais. Ela também fez uma publicação falando da importância dos exames anuais de prevenção.

"A felicidade pode estar até na dor quando vista como crescimento. Sou grata a Deus por me permitir lutar e vencer!", disse Andreia em uma foto na qual aparece ainda na cama de um hospital.

Luigi também falou sobre o procedimento: "Vencemos esta´ primeira etapa que foi a cirurgia, com sucesso". Ele destacou que o casal enfrentou o diagnóstico "de frente superando nossos medos" e agradeceu às mensagens de apoio que os dois receberam.

VENCER o MEDO. Atitude VENCEDORA. A @andreiabaricelli , minha esposa foi diagnosticada com ca^ncer de mama tem 15 dias. Como qualquer outro problema encaramos de frente superando nossos medos e criando atrave´s do conhecimento, fe´, amigos, fami´lia e uma junta me´dica, ac¸o~es para que pude´ssemos ganhar essa batalha. Vencemos esta´ primeira etapa que foi a cirurgia, com sucesso, com a conduc¸a~o do @evandro_fallaci_mateus Obrigado a todos pelo apoio, pelo carinho, pelas mensagens. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Ca^ncer), o ca^ncer de mama acomete 66 mil mulheres por ano no Brasil e e´ o segundo tipo da doenc¸a mais comum entre o sexo feminino (atra´s apenas do ca^ncer de pele na~o melanoma). O tumor mata cerca de 17 mil mulheres por ano no pai´s, mas seu tratamento tem grande chance de sucesso (90%) quando o problema e´ descoberto em esta´gio inicial. Quando a cirurgia e´ indicada? A operac¸a~o e´ o principal tratamento para muitos ca^nceres so´lidos em esta´gio inicial. No caso do de mama, em linhas gerais, o tratamento de um tumor pode ser apenas local (com cirurgia e radioterapia) ou tambe´m siste^mico (com quimioterapia, terapia alvo e/ou terapia hormonal). Em tumores em esta´gio inicial, a operac¸a~o e´ conservadora, com a retirada apenas da a´rea em que o no´dulo esta´ localizado. Ja´ em fases mais avanc¸adas da doenc¸a pode ser indicada a mastectomia, que e´ remoc¸a~o de toda a mama (em alguns casos, de ambas e/ou de tecidos pro´ximos). A reconstruc¸a~o mama´ria pode ser feita na mesma operac¸a~o ou em um procedimento separado. Na~o tenham medo, fac¸am o exame, o diagno´stico precoce pode salvar sua vida. #cancersemama #atitudevencedora @drpedrobatistajr @preventsenior

Uma publicação compartilhada por Luigi Baricelli (@luigibaricelli) em

Segundo ele, Andreia foi diagnosticada com câncer em outubro. Ela revelou o diagnóstico em um vídeo publicado na quinta, 5. "Esse ano eu fiz exatamente o que eu faço todos os anos, os meus exames de rotina", comentou.

"A empatia com meu médico foi acolhedora. Do meu lado estava meu marido, os meus filhos que sempre me fortalecem", afirmou Andreia. "Depois que eu absorvi essa nova realidade eu resolvi vir aqui falar com vocês porque eu sei que outras mulheres estão na mesma luta que a minha. E eu queria lembrar a importância de cuidar da saúde. O câncer de mama tem cura sim, e se você descobrir cedo, precocemente, mais rápido e fácil o tratamento", alertou ela.

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade