Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jornalista americano fica em choque ao ser atendido pelo SUS: 'Conta chegou 0 reais'

Jornalista americano fica em choque ao ferir a cabeça e não precisar pagar nada no SUS; veja o momento

5 jul 2025 - 11h40
Compartilhar
Exibir comentários

O jornalista note-americano Terrence McCoy sofreu um acidente em Paraty, no Rio de Janeiro, e buscou atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele feriu a cabeça no porta-malas de seu carro e ficou em choque ao não precisar pagar nada no hospital público. Ele até mesmo publicou uma reportagem contando sua experiência e criticando o sistema de saúde dos Estados Unidos.

Jornalista americano fica em choque ao ferir a cabeça e não precisar pagar nada no SUS; veja o momento
Jornalista americano fica em choque ao ferir a cabeça e não precisar pagar nada no SUS; veja o momento
Foto: Mais Novela

Ele, que é chefe da redação do The Washington Post, exaltou o atendimento público brasileiro: "Eu estou no Brasil há seis anos e não tinha precisado do SUS até esse dia (...) Chamaram o SAMU e eu fui atendido. Passei seis horas em atendimento, sendo socorrido e fazendo exames. E tudo era de graça. Tomografia, raio-x, sutura... e a conta chegou 0 reais".

Segundo McCoy, o acidente aconteceu quando ele foi buscar suas bagagens no porta-malas até que o pistão estourou e porta caiu em sua cabeça, causando uma hemorragia. Ele diz que perdeu muito sangue no incidente e quase perdeu a consciência: "Esse tipo de tratamento não existe nos EUA. Mesmo para as pessoas que possuem um convênio médico. Você vai precisar pagar uma conta por tratamento emergencial".

Em sua reportagem, o jornalista criticou veementemente os Estados Unidos pela falta de um sistema similar: "Em um momento em que a assistência médica continua sendo uma das questões mais polêmicas em Washington -- e o Congressional Budget Office [agência americana que fornece estimativas oficiais de projetos de lei no orçamento] estima que a legislação nacional do presidente Donald Trump pode deixar milhões de americanos sem seguro --, minha admissão inesperada em um hospital público brasileiro serviu como uma espécie de aprendizado sobre um sistema fundamentalmente diferente".

Mais Novela
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade