Irmão de Anitta é consagrado como pai de santo no candomblé: 'Missão cumprida'
Renan Machado, seu pai e sua irmã frequentam terreiro em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro
Renan Machado, irmão de Anitta, foi consagrado como Pai de Santo em cerimônia no candomblé, enquanto a artista enfrenta queda de seguidores ao compartilhar detalhes de sua religião nas redes sociais.
O empresário Renan Machado, irmão e sócio de Anitta, foi consagrado como pai de santo em uma cerimônia realizada há algumas semanas, no terreiro de candomblé que ele, o pai e a irmã costumam frequentar em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O ritual que marcou sua consagração como pai de santo (babalorixá) é também conhecido como "obrigação de sete anos" ou "obrigação de sete". Em seu perfil no Instagram, Renan compartilhou imagens da cerimônia. Em um dos registros, ele "batiza" seus filhos de santo, conhecidos como iaôs --que estão começando na religião.
Antes de sua iniciação como babalorixá, Renan Machado apareceu em fotos limpando o chão do terreiro com balde e pano. As imagens foram compartilhadas por seu pai de santo, Sérgio Pina: "Pai estimulando o coração do filho".
Sérgio Pina também é pai de santo da cantora Anitta, que se dedica ao candomblé desde meados de 2013. Apesar da agenda corrida, a artista é presença constante no terreiro.
Problema com a religião
A cantora Anitta já reclamou duas vezes que perdeu seguidores após mostrar detalhes de sua religião nas redes sociais. Em janeiro de 2025, ela lamentou a reincidência do caso: 'E lá se vão mais 100 mil seguidores. Toda vez que posto foto no terreiro é isso. Limpa, limpa, limpa', escreveu ela em postagem realizada em seu perfil no Instagram."
Em 2024, a artista já havia perdido mais de 300 mil seguidores no Instagram após publicar o clipe de Aceita, que durante boa parte faz referência ao candomblé.
