Gabriela Duarte expõe disparidade salarial e machismo na na Globo: 'Recebia menos'
Atriz criticou a discrepância entre remunerações à época das atuações em novelas da TV Globo
Gabriela Duarte criticou a diferença salarial entre homens e mulheres na TV brasileira, relatando experiências de desigualdade durante sua carreira na TV Globo e destacando que o problema persiste até hoje.
A atriz Gabriela Duarte, 51, criticou a diferença salarial entre homens e mulheres e o machismo na televisão brasileira, revelando que recebia uma remuneração menor do que os colegas à época em que trabalhou na TV Globo. Segundo ela, a distorção foi notada somente anos depois, mas ainda persiste no meio.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em entrevista a Cissa Guimarães no Sem Censura, da TV Brasil, a atriz relembrou a passagem pela emissora carioca e a participação em diversas tramas, entre as quais esteve como protagonista de Por Amor, de Manoel Carlos, exibida entre 1997 e 1998.
A filha de Regina Duarte relembrou a discrepância entre a remuneração dela e dos colegas de set: "Vivi coisas, como mulher, que hoje a gente percebe. Por exemplo, eu sabia que eu estava fazendo o mesmo trabalho que um homem, mas eu sabia que eu estava ganhando menos do que um homem, o que é muito comum também".
"Hollywood denuncia, já denunciou isso, e até então você não se questiona muito sobre isso. De repente, isso entra na pauta e você fala: 'ué, mas é o mesmo trabalho, é o mesmo protagonismo", disse.
“Eu sabia que eu tava fazendo o mesmo trabalho que um homem, mas eu sabia que eu estava ganhando menos que um homem”
A atriz Gabriela Duarte fala sobre situações que lidou ao longo da carreira.#SemCensura40anos pic.twitter.com/zx1lbMGusz
— TV Brasil (@TVBrasil) August 11, 2025
"E existe essa diferença até hoje", finalizou a atriz, que foi dispensada da TV Globo após 34 anos na emissora, em março de 2023.
No currículo, Gabriela Duarte carrega diferentes obras da TV Globo, como Irmãos Coragem, Esperança, América, Sete Pecados, A Lei do Amor e Passione, entre outras.
