Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fãs começam a chegar ao velório de Preta Gil no Theatro Municipal

Cerimônia é aberta ao público e está prevista para terminar às 13h

25 jul 2025 - 08h34
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Fãs de Preta Gil começaram a chegar ainda nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 25, ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde ocorre o velório da cantora. Em clima de emoção e respeito, os admiradores de Preta se reuniram em grupos para prestar as últimas homenagens à artista.

O corpo da cantora chegou na manhã desta sexta-feira ao Theatro Municipal, onde ocorre o velório aberto ao público, das 9h às 13h. A escolha do local atendeu a um desejo da própria artista, que o considerava simbólico em sua trajetória pessoal e artística.

Familiares e amigos próximos são esperados

São esperados para o velório nomes próximos à cantora, como seus pais Gilberto Gil e Sandra Gadelha, que já estão na capital fluminense, além da madrasta Flora Gil e do filho Francisco Gil, que chegaram ao Brasil na manhã de quinta-feira, 24, no mesmo voo que trouxe o corpo de Preta dos Estados Unidos. A neta Sol de Maria e os outros seis irmãos da artista também devem estar presentes.

O ator Otavio Muller, ex-marido de Preta e pai de seu único filho, é outro que deve comparecer à cerimônia. A despedida também deve reunir diversos amigos e personalidades do meio artístico, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Bethânia, Ana Carolina, Ivete Sangalo, Carolina Dieckmann, Marina Morena, Gominho, Jude Paulla, entre outros que prestaram homenagens nas redes sociais ao longo da semana.

Cerimônia altera programação do teatro e trânsito no Centro

Preta Gil durante o lançamento do seu livro 'Preta Gil: Os primeiros 50'
Preta Gil durante o lançamento do seu livro 'Preta Gil: Os primeiros 50'
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

Por conta da cerimônia oficial, a programação do Theatro Municipal foi modificada. Não haverá visitas guiadas nesta sexta-feira, e a bilheteria física funcionará em horário reduzido, das 15h às 19h, após o encerramento do velório. Uma oficina de desenho que aconteceria nesta data foi remarcada para 1º de agosto.

Além disso, a Prefeitura do Rio divulgou alterações no trânsito do entorno do teatro. Haverá bloqueios e desvios no Centro para garantir a segurança e a fluidez da cerimônia.

Cortejo e cremação ocorrerão no fim da tarde

Após a despedida pública, o corpo seguirá em cortejo até o Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju. Lá, entre 15h e 17h, ocorrerá uma segunda cerimônia reservada à família e amigos. A cremação também atende a um pedido feito por Preta Gil antes de sua morte.

Família descarta trio elétrico na despedida

A família Gil esclareceu que não haverá trio elétrico ou apresentações musicais durante o velório. O esclarecimento veio após a repercussão de uma entrevista antiga da cantora, em que ela comentava, com humor, que gostaria de uma despedida em clima de festa.

Tentativa de voltar ao Brasil marcou os últimos momentos

Segundo informações do Jornal Nacional, Preta Gil, nos últimos dias de vida, tentou retornar ao Brasil. Com o estado de saúde agravado e diante da notícia de que não havia mais possibilidades terapêuticas para seu tratamento contra o câncer, a artista manifestou o desejo de voltar para casa, reencontrar amigos e sua mãe.

No domingo, 20, ela chegou a embarcar em uma UTI aérea que a traria de volta ao País. No entanto, antes da decolagem, passou mal e morreu dentro de uma ambulância, a caminho do hospital, em Nova York, aos 50 anos.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade