Estrela de 'Terra Nostra' perdeu batalha contra o câncer aos 57 anos
Atriz de Terra Nostra e O Clone, Mara Manzan enfrentou a doença por duas vezes
No ar atualmente na reprise de Terra Nostra, uma das atrizes mais marcantes da teledramaturgia brasileira deixou saudades entre o público e colegas de profissão. Intérprete da Dona Aurora na novela, Mara Manzan morreu aos 57 anos, em 2009, após enfrentar duas batalhas contra o câncer.
Nascida Mara Virgínia Manzan, a artista iniciou sua trajetória nos palcos aos 17 anos, após assistir a uma peça no Teatro Oficina. O encantamento foi tão grande que ela acabou se integrando ao grupo e, pouco tempo depois, substituiu uma atriz em cena — o que marcou o início de sua carreira. Antes de brilhar na televisão, Mara também teve passagem pelo circo e dominava a arte da pirofagia. Em uma ocasião curiosa, chegou a se apresentar em frente a um hotel onde Madonna estava hospedada, tentando chamar a atenção da estrela internacional com suas chamas.
O grande sucesso veio com O Clone (2001), em que viveu Odete, a personagem irreverente que consagrou o bordão "Cada mergulho é um flash". Mara também brilhou em diversas produções da Globo, como Perigosas Peruas (1992), Mulheres de Areia (1993), A Viagem (1994), Kubanacan (2003), Da Cor do Pecado (2004), Senhora do Destino (2004) e Cobras e Lagartos (2006). Em 2007, participou do Dança dos Famosos e chegou ao top 6. Seu primeiro trabalho na TV, porém, foi na Rede Bandeirantes, como Neide na novela Cara a Cara.
Mara foi casada com o músico Ruffino Lomba Neto (1952-2013) e teve uma filha, a também atriz Tatiana Manzan Marques.
Seus últimos trabalhos foram Amara Leitão, em Duas Caras (2007), e Ashima Matub, em Caminho das Índias (2009). Ao longo da carreira, também participou de seis filmes, entre eles De Cara Limpa (2000) e Sexo com Amor? (2008).
A atriz enfrentou o câncer duas vezes. Em 1998, foi diagnosticada com tumores no útero e nos ovários, passando por histerectomia e radioterapia. Dez anos depois, descobriu um câncer de pulmão e foi operada pelo Dr. Drauzio Varella. Submetida a sessões de quimioterapia, também abandonou o cigarro após quatro décadas de vício.
Mesmo com o tratamento, a doença avançou, e Mara Manzan morreu no fim de 2009, vítima de metástase. Seu legado permanece vivo na memória do público e nas personagens cheias de carisma que marcaram época na TV.
Veja:
Há 16 anos, a atriz Mara Manzan nos deixava, vítima de um câncer no pulmão, aos 57 anos.
A atriz esteve presente em obras como: #MulheresDeAreia, #AViagem, #TerraNostra, #OClone, #SenhoraDoDestino, #DuasCaras e #CaminhoDasÍndias pic.twitter.com/6FAFlrsdfW
— Filomena Ferreto 🏳️⚧️ (@filomenaferret0) November 13, 2025