Cristina Mortágua, musa dos anos 90, relata efeitos da menopausa: 'Tive 27 sintomas'
A modelo contou que demorou para entender que estava passando por essa etapa da vida e procurar um médico
Cristina Mortágua, modelo dos anos 1990, compartilhou nas redes sociais sua experiência com a menopausa, alertando sobre a importância de procurar ajuda médica para tratar os sintomas. Ela enfatizou a necessidade de acompanhamento regular e agradeceu às famosas por ajudarem a divulgar informações importantes sobre o tema.
A modelo Cristina Mortágua, musa dos anos 1990, compartilhou um relato nesta quinta-feira (13) sobre a experiência com a menopausa. Ela usou as redes sociais para alertar as seguidoras sobre a importância de procurar ajuda médica e ficar atenta aos sintomas, pois pensou que estava com outros problemas de saúde antes de entender que era uma questão hormonal.
"Menopausa é coisa séria! Ninguém contou para a nossa geração 40+, estou com 54 anos. Fala-se que a menopausa tem aproximadamente 28 sintomas, eu tive 27. Até descobrir que era menopausa mesmo, penei indo ao médico", escreveu Cristina.
"Regular os hormônios não se faz num estalar de dedos. É preciso acompanhamento pelo menos mensal, eu já estou fazendo bimestralmente, mas tenho consciência de que não vai terminar tão cedo, pois não é uma doença, é uma fase e, se não for tratada, ela causa doenças. Sim, devido à alteração de humor que muitos confundem com depressão, pode vir a virar uma depressão se demorarmos com os cuidados", continuou ela.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Cristina também contou que é diagnosticada com hipotireoidismo, o que mascarou a menopausa e fez ela acreditar que estava com outros problemas de saúde. A modelo agradeceu às famosas que falam sobre o assunto, pois isso ajuda a levar informação para outras mulheres.
Por fim, Mortágua ressaltou a importância de procurar um médico e não se automedicar para tratar os sintomas da menopausa. "Só quem pode cuidar de você em qualquer área da medicina são os médicos. A medicação da amiguinha deu efeito para ela, você pode até sugerir ao seu médico que sua amiga tomou e deu certo, mas só ele pode dar o parecer. Espero ter ajudado", concluiu.