Após cirurgia no crânio, Chico Buarque reaparece em foto ao lado da esposa
Cantor foi submetido a uma intervenção no início do mês para diminuir a pressão intracraniana
O cantor Chico Buarque, de 81 anos, fez a sua primeira apariação pública desde que recebeu alta após realizar uma cirurgia no crânio, no início deste mês, para diminuir a pressão intracraniana.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A companheira de Chico, Carol Proner, compartilhou nas redes sociais uma foto ao lado do marido no último domingo, 22. O registro foi feito durante um passeio do casal no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Chico foi submetido a uma cirurgia no crânio depois de descobrir o problema de saúde enquanto fazia exames de rotina, revelou a assessoria dele. O artista recebeu alta hospitalar no dia 5 de junho.
O que é pressão intracraniana?
Conforme Vanessa Milanese, neurocirurgiã e diretora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), “a pressão intracraniana se dá pelo equilíbrio entre o líquor – líquido que protege o cérebro –, o sangue e o tecido cerebral dentro da caixa craniana”.
Quando ocorre um aumento do volume desses componentes que envolvem o cérebro, a pressão sobe, podendo comprimir o órgão.
Negligenciar a pressão intracraniana pode levar o paciente à piora progressiva, resultando em declínio cognitivo irreversível, falta de mobilidade e incontinência urinária, por exemplo.
As informações médicas desta matéria são do jornal O Estado de S. Paulo.