Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atriz de 'Por Amor' morreu aos 72 anos após dura luta contra Alzheimer

Edyr de Castro, estrela de Por Amor e ex-integrante das Frenéticas, enfrentou Alzheimer antes de sua partida; confira os detalhes

1 ago 2025 - 13h14
(atualizado às 14h56)
Compartilhar
Exibir comentários
regina duarte e gabriela duarte
regina duarte e gabriela duarte
Foto: Reprodução/ Instagram / Contigo

Edyr de Castro, atriz e cantora que marcou gerações, faleceu em 2019 aos 72 anos após uma longa batalha contra o Alzheimer. Seu papel como Elvira na novela Por Amor (1997) ficou na memória do público, uma empregada leal, doce e presente, que cuidava da casa de Meg (Françoise Forton) e interagia com as filhas da patroa, Laura e Natália.

Quais novelas fez?

Além de seu destaque em Por Amor (1997), Edyr teve uma trajetória extensa na televisão. Atuou em novelas icônicas como A Escrava Isaura (1976), Roque Santeiro (1985), Anos Rebeldes (1992), Chiquinha Gonzaga (1999), Cabocla (2004), Sinhá Moça (2006) e Sete Pecados (2007)

No cinema, brilhou em produções como Menino Maluquinho (1995), Quanto Vale ou É por Quilo? (2005), 5x Favela - Agora por Nós Mesmos (2010) e Entre Vales (2012), seu último trabalho nas telonas.

Ela era cantora?

Fora das telas, Edyr também teve grande destaque na música. Foi uma das vozes do grupo As Frenéticas, símbolo da cena disco brasileira dos anos 1970, ao lado de Dhu Moraes, Leiloca e outras artistas emblemáticas. Sua performance explosiva e presença de palco marcavam cada show.

Edyr foi casada com o cantor e compositor Zé Rodrix, que morreu em 2009 aos 61 anos, vítima de um infarto. Eles tiveram uma filha, Joy Rodrigues, única herdeira do casal.

Dona de um talento versátil e uma carreira que transitou entre música, teatro, cinema e TV, Edyr de Castro deixou um legado rico e expressivo na cultura brasileira, sendo lembrada com carinho por fãs e colegas de profissão.

Como foi sua despedida?

Diagnosticada com Alzheimer em 2004, Edyr se afastou gradualmente da vida artística. Em 2011, se mudou para o Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, onde viveu seus últimos anos com cuidado e dignidade. Em janeiro de 2019, foi internada no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, após complicações de saúde. Pouco tempo depois, faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos. Sua despedida foi discreta, mas cercada de respeito, carinho e homenagens por sua contribuição à arte brasileira.

Leia essa também: Saiba quem são os convidados da festa milionária de Bruna Marquezine; atriz deixou ex de fora

Confira mais:

View this post on Instagram

A post shared by Novela Por Amor (@novela.poramor)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade