PUBLICIDADE

Aprenda a combinar looks com o coturno, igual as famosas

Jailma Pacheco, especialista em moda, traz dicas do uso do calçado

18 jul 2021 10h19
| atualizado às 10h22
ver comentários
Publicidade
Ao longo do tempo, calçado virou peça coringa no armário das famosas; confira.
Ao longo do tempo, calçado virou peça coringa no armário das famosas; confira.
Foto: Montagem/FC/Instagram / Famosos e Celebridades

Criados especialmente com a lógica de durabilidade em um cenário de guerra, apenas em 1970 os coturnos ou combat boots, em inglês, deixaram o campo militar, ganhando espaço no street style em composições da subcultura punk. 

Pela história, é possível entender o motivo desses sapatos, por tantas décadas, serem associados ao estilo rocker. Mas, acredite, há muito democratização dos coturnos do que apenas as combinações all black.

Calçado virou peça coringa no armário das famosas.
Calçado virou peça coringa no armário das famosas.
Foto: Pinterest/Reprodução / Famosos e Celebridades

Com a grande aparição nas coleções de inverno da temporada passada, o coturno vem se modernizando e ganhando visibilidade no status de essencialidade, principalmente nas estações mais frias, ou seja, é peça coringa no armário como explica Jailma Pacheco, especialista em moda. "A capacidade de combinar com os mais diferentes tecidos e ocasiões transforma o sapato em um item que é capaz de transformar a atmosfera do visual sem muito esforço". 

Jailma ainda aponta que o segredo para aderir o coturno aos mais diferentes estilos está na buscar do equilíbrio ente as peças mais simples, com as mais trabalhadadas - na melhor pegada hig-low. "É preciso, primeiramente, entender que o coturno é um calçado com o poder de trazer dramaticidade e autenticidade para a composição", comenta. 

Apostas

Para as combinações mais tradicionais e clássicas, o combo calça jeans, jaqueta de couro e coturno é a maneira mais simples de usar o calçado. "Se pessoa tiver uma pegada mais moderna, a ideia é desconstruir e us-alo como um toque de atitude. Saias e vestidos com corte mais leve são boas opções para quem quer manter a linha romântica, ao mesmo tempo que macacões de alfaiataria trazem a atmosfera mais elegante", ensina.

Estampas

"Uma estampa clássica, mas ao mesmo tempo moderna, é o poá. Para fugir do preto, fundos vermelhos, verde militar e azul royal combinam bem com o coturno. Da mesma forma, as estampas florais trazem um equilíbrio entre o pesado e o alegre", recomenda 

Há ainda a possibilidade de brincar com looks que têm cores como característica principal. Combinações monocromáticas, análogas, tríades e complementares se aproveitam bem do coturno para trazer uma atmosfera ainda mais modernista. 

Nada impede também que o coturno saia do couro preto e ganhe outras tonalidades. Diversas marcas possuem modelos que brincam com as tonalidades.

Com todas as dicas, o Famosos e Celebridades separou 5 looks para você se inspirar e arrasar neste inverno. Confira:

Bruna Marquezine.
Bruna Marquezine.
Foto: Instagram/@brumarquezine / Famosos e Celebridades

 

Manu Gavassi.
Manu Gavassi.
Foto: Instagram/@manugavassi / Famosos e Celebridades

 

 

Fernanda Paes Leme.
Fernanda Paes Leme.
Foto: Instagram/@fepaesleme / Famosos e Celebridades

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sabrina Sato (@sabrinasato)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Marcela Mc Gowan (@marcelamcgowan)

Famosos e Celebridades
Publicidade
Publicidade