Após o sucesso de 'Homem com H', companheiro de Ney Matogrosso é resgatado em carta reveladora deixada antes da morte: 'Saudade do tempo em que…'
Marco de Maria, ex-companheiro de Ney Matogrosso, morreu vítima da Aids aos 32 anos, cerca de três anos após a morte de Cazuza
O sucesso do filme "Homem com H", cinebiografia de Ney Matogrosso, reacendeu o interesse por histórias íntimas e pouco conhecidas da vida do cantor. Entre as mais comoventes está a do médico Marco de Maria, companheiro de Ney por mais de uma década, que morreu aos 32 anos, vítima da Aids, em fevereiro de 1993.
A produção dirigida por Esmir Filho, com Jesuíta Barbosa no papel principal e Bruno Montaleone vivendo Marco, mergulha nas memórias afetivas, artísticas e existenciais do artista. Após o lançamento do filme, cresceu o interesse em resgatar, com delicadeza, uma carta de despedida que ainda hoje emociona.
Um adeus em palavras: a carta que eternizou o amor por Ney
Em seus últimos dias de vida, debilitado pela doença, Marco escreveu uma carta a Ney Matogrosso que traduz a intensidade da relação e o impacto devastador da epidemia de HIV nos anos 1980 e 90. Os trechos do texto foram resgatados na obra "Matogrosso - A Biografia" (Companhia das Letras) e revelam um homem que, mesmo à beira da morte, refletia sobre liberdade, amor e saudade.
"Saudade do tempo em que eu era possibilidade, o mar era possibilidade, minhas fantasias eram possibilidade, e eu era livre. Agora vejo a amendoeira, não mais a que eu subia, mas uma amendoeira onde não posso subir e construir cabanas. Vejo um mar tão longe de mim e das minhas corajosas investidas de golfinho", escreveu Marco.
A última noite de Marco de Maria
O relacionamento entre Ney e Marco começou nos anos 1980 e resistiu ao tempo mesmo após ...
Matérias relacionadas