PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Após mastectomia, Angelina Jolie planeja retirada do ovário

15 mai 2013 - 15h58
(atualizado às 16h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Capa da edição desta semana da revista People
Capa da edição desta semana da revista People
Foto: Divulgação

Angelina Jolie surpreendeu o mundo ao revelar, na terça-feira (14), ter sido submetida a uma mastectomia iniciada fevereiro, a fim de evitar um possível câncer de mama no futuro. No entanto, a odisséia da atriz de 37 anos para prevenir tumores ainda não terminou. As informações são da edição desta semana revista People, que traz a mulher de Brad Pitt como destaque de capa. A publicação será lançada na próxima sexta-feira (17), 

Por ter o gene BCRA1, Jolie já planeja a retirada do ovário, também com o objetivo de prevenir um câncer no órgão. Médicos da atriz estimaram que, devido ao gene defeituoso, como classificaram, ela tem 50% de chances de desenvolver um tumor no local. A retirada das mamas foi feita antes por causa do maior risco da doença nos seios - calculado em 87%. A mãe de Jolie, que morreu de câncer de mama quando tinha 56 anos de idade, foi uma das inspirações da atriz para a operação, já que temia não ficar com os filhos o tempo suficiente. 

'Minhas chances de ter câncer de mama caíram para 5%', diz Jolie:

De acordo com uma fonte próxima à atriz, Jolie tem se focado em manter uma rotina pelos filhos, mantendo tradições na família como trocas de presentes no Dia dos Namorados e Páscoa, mesmo quando estava sendo submetida ao tratamento. A retirada das mamas foi desenvolvida ao longo de três meses, período em que Brad Pitt a acompanhou de perto no hospital

"De forma nenhuma me sinto menos feminina", disse em artigo ao jornal The New York Times a atriz, que colocou próteses de silicone logo após a operação. "Quero  encorajar todas as mulheres, principalmente aquelas com histórico na família de cânceres nas mamas ou no ovário, a se informar com médicos esécialistas que as ajudem nesse aspecto de suas vidas. A vida vem com muitos desafios e, os que não devem assustá-las são aqueles que podemos controlar."

Em 2008, outra famosa atriz, Christina Applegate (da série Married with Children), tornou público que foi submetida ao mesmo procedimento. 

Procedimento
Jolie explicou que seu procedimento começou em 2 de fevereiro, com uma intervenção que exclui doenças nos dutos mamários, atrás dos mamilos, e atrai um fluxo maior de sangue para a região.

Angelina Jolie e sua mãe em 2000; Marcheline Bertrand morreu em 2007 aos 56 anos de câncer Foto: Getty Images
Angelina Jolie e sua mãe em 2000; Marcheline Bertrand morreu em 2007 aos 56 anos de câncer
Foto: Getty Images

Duas semanas depois teve início a cirurgia principal, que é a remoção do tecido do seio, com o preenchimento temporário da mama. Passadas nove semanas, a operação foi completada com a reconstrução dos seios com um implante. “Houve muitos avanços neste procedimento nos últimos anos, e os resultados podem ser lindos”, afirmou a atriz.

A atriz diz que terminou, no dia 27 de abril, os três meses de procedimentos médicos envolvidos com a mastectomia - durante o período, Jolie disse que conseguiu manter sua vida pessoal e profissional. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade