Aos 70, Raul Gazolla volta aos palcos como a estrela do musical 'A Chorus Line'
Clássico da Broadway completa 50 anos e ganha remontagem que estreia dia18/09 no Teatro Villa-Lobos, em São Paulo. Detalhe: a peça marcou a estreia de Raul como ator na montagem de 1983
Raul Gazolla completou hoje (quinta 07/08), aliás parabéns, 70 anos. Ninguém diz e essa incrível boa forma física poderá ser comprovada a partir de 18/09 no musical 'A Chorus Line', que ele estrelará no palco do Teatro Villa-Lobos, em São Paulo. O ator viverá Zach, o exigente diretor e coreógrafo que seleciona bailarinos para linha de frente de um espetáculo. A participação de Raul na peça é icônica pelo fato de ter sido ele um dos escolhidos para viver dois personagens no elenco brasileiro de 1983, inclusive seu primeiro trabalho profissional.
Na época, o carioca tinha 27 anos e havia feito apenas teatro amador. Era praticante de capoeira e estudava dança, quando, por sugestão de uma namorada bailarina, decidiu se aventurar entre mais de mil candidatos para participar dos testes e compor o elenco daquela produção que seria um marco em sua vida e no teatro musical brasileiro. "Aquele espetáculo foi como um portal para a minha carreira e de muita gente. Foram dois meses ensaiando 12 horas por dia e até hoje me arrepia só de lembrar a reação da plateia de mil lugares todas as noites vibrando ao começarmos e aplaudindo de pé ao final de cada apresentação", lembra o ator.
Aclamado pela crítica e pelo público, 'A Chorus Line' venceu nove prêmios Tony, além do prestigioso Pulitzer de Drama, e foi adaptado para o cinema em 1985 por Richard Attenborough, com Roy Schrider como o protagonista. Sua estrutura inovadora, centrada na vulnerabilidade dos intérpretes, influenciou toda uma geração de criadores e permanece como uma obra atemporal e universal. No Brasil, o título ganhou uma notória montagem em 1983, produzida por Walter Clark, como lançou ao estrelato dezenas de atores: Claudia Raia, Totia Meirelles, Regina Restelli, Guilherme Leme, Thales Pan Chacon, J.C Violla, Alonso Barros, Márcia Albuquerque, Eduardo Martini, Kátia Bronstein e Maria Lúcia Priolli, além de Raul Gazolla, é claro.
Agora é a chance de uma nova geração conferir a nova montagem, que estreia dia 18/09, Teatro Villa-Lobos em São Paulo - com versão assinada por Miguel Falabella, direção musical de Jorge de Godoy, e cinematografia Mess Santos. A direção geral e coreografia de Bárbara Guerra.