Aos 48 anos, Tico Santa Cruz detalha mudança de hábitos para competição de triatlo: 'Desafio'
Vocalista do Detonautas foca no Ironman 70.3 e revela como a disciplina nos treinos e a reeducação alimentar transformaram sua saúde mental e física
O ano de 2026 promete ser um marco de superação para Tico Santa Cruz. Além de liderar os novos projetos e turnês da banda Detonautas, o cantor de 48 anos estabeleceu um desafio pessoal ambicioso: participar do Ironman 70.3, uma das competições de triatlo mais exigentes do mundo. O foco é estar com o condicionamento físico impecável até agosto, mas o artista reforça que o objetivo principal é levar esse estilo de vida para sempre.
Para alcançar a meta, Tico tem se dedicado a treinos intensos de corrida, ciclismo e natação em mar aberto. "Parece impossível?", brincou o músico em entrevista ao EXTRA. Apesar da dedicação, a rotina nem sempre permite treinos externos. Recentemente, ao ser impedido de pedalar na rua, o cantor adaptou o exercício na academia, comparando a experiência, com bom humor, a "tão legal quanto ajoelhar no milho".
Mesmo com as dificuldades, ele mantém a disciplina. "Mas não recebo isso como castigo, apesar de parecer. É a maneira de fazer a manutenção dos treinos e não perder o ritmo", afirmou em seu Instagram. O cantor aproveitou para motivar seu público com uma reflexão: "Você já está fazendo o que planejou? Vamos nessa".
Disciplina e foco nos dois treinos diários
O preparo físico de Tico Santa Cruz é um combo completo que inclui musculação e treino funcional para suportar a carga do triatlo. No entanto, o músico quer elevar o nível de exigência. "Depois de algumas semanas com apenas 1 treino por dia, preciso voltar a me posicionar de forma que consiga realizar 2 treinos por dia como vinha fazendo. Cada dia é um novo desafio e vamos seguindo por aqui! Força a todos nós que acreditamos e temos objetivos", declarou o artista.
Transformação mental e física
A mudança de Tico começou há dois anos, com uma reestruturação profunda nos hábitos alimentares. Mais do que a estética, o ganho principal foi a serenidade. Ele frequentemente aconselha seus seguidores a fugirem das fórmulas mágicas: "Sem ansiedade por resultados rápidos. Porque ansiedade me levava a comer muito e depois me sentia culpado e entrava num ciclo de frustração na busca pelos resultados rápidos", declarou em abril de 2025.
Para o líder do Detonautas, a consistência é a chave do sucesso. "Estamos falando de mais de um ano adaptando o corpo e a mente para chegar num objetivo. Estético? Claro, sou um artista, quero minha imagem de acordo com o que reflito por dentro, mas principalmente pela disposição e qualidade de vida", explicou o cantor, reforçando que a imagem é apenas o reflexo de um interior equilibrado e saudável.
Ver essa foto no Instagram