O que não faltou em 2019 foram discussões envolvendo o humorista Carlinhos Maia.
Com mais de 16 milhões de seguidores no Instagram, o influenciador digital assumiu, neste ano, a homossexualidade, brigou com personalidades e foi alvo de críticas ao rabiscar o quadro de um hotel e ao fotografar um mendigo nas ruas de Nova York.
Em entrevista ao blog do Leo Dias, Maia fez uma retrospectiva e revelou fragilidades e erros. "Achei que era uma unanimidade e quebrei a cara. Acreditei 100% que o Brasil me amava", afirmou. "Achei: 'tá tudo ok, não vejo uma crítica, não vejo nada, até eu me assumir [gay] e como eu me assumi. As pancadas vieram depois disso."
Um dos arrependimentos de Carlinhos Maia foi ter dito que era um "gay homem", para se firmar como homossexual não afeminado. "Na minha cabeça, de um cara saindo do interior, que não terminou nem o Ensino Médio, era o certo", conta.
Além disso, o humorista explicou por que não beijou a boca de seu marido, Lucas Guimarães, no casamento, em maio de 2019.
"Não beijei na boca, porque estavam lá meu pai, que é um homem muito evangélico. Tinha ainda ainda o pai do Lucas, que tem depressão, e a mãe e uma tia dele. Eu disse: 'Peraí. Eu já consegui trazer esse pessoal todo para cá, essa turma de uma outra época, então vou com calma", recordou.
"Eu quero que eles entendam que a gente é igual a eles, que a gente pode fazer família igual a eles, porque, para o pessoal da minha terra, gay é motivo de chacota. Eu queria mostrar para eles que não", explicou.
Carlinhos Maia e Lucas Guimarães oficializam união com cerimônia em Alagoas.
Foto: Instagram/@lucasguimaraes / Estadão
Quadro do hotel
Sobre a tela que rabiscou no hotel, em Aracaju, capital de Sergipe, ele confessou que não sabia que não pode alterar uma pintura depois que compra uma obra de arte. "Foi um erro. Peço milhões e milhões de desculpas a todos os artistas que se sentiram ofendidos. Realmente, eu não sabia".
Carlinhos Maia publicou a brincadeira nos stories do Instagram.
Foto: Instagram / @carlinhosmaiaof / Estadão
Planos para 2020
Após um 2019 agitado, Maia confessa que quer ter mais cautela em tudo o que fizer. "Não [quero] dar credibilidade para todo mundo, principalmente, não amar todo mundo, não dar amor para todo mundo, porque nem todo mundo merece."
As polêmicas de Carlinhos Maia - O influenciador digital Carlinhos Maia chama atenção nas redes sociais pela quantidade de seguidores que tem e de stories que posta em seu Instagram - já chegou a ser considerado o 2º perfil mais assistido do mundo. Porém, por diversas vezes, também é lembrado pela quantidade de polêmicas nas quais se envolve. Relembre a seguir algumas delas.
Foto: Instagram / @carlinhosmaiaof / Estadão
Polêmica com quadro de hotel - Em outubro de 2019, Carlinhos Maia chamou atenção por 'rabiscar' um quadro que estava em seu quarto de hotel. A intervenção na obra de arte causou revolta nas redes sociais e gerou diversas críticas, apesar de ele ter afirmado que tinha autorização para realizar a brincadeira (leia mais sobre esta polêmica de Carlinhos Maia aqui).
Foto: Instagram / @carlinhosmaiaof / Estadão
Carlinhos Maia x Whindersson Nunes - A ausência de Whindersson Nunes no casamento de Carlinhos Maia, para o qual havia sido convidado para ser padrinho, deu o que falar. "Ele me avisou que não seria padirnho do casamento uma semana antes, tendo três meses para me avisar, desde que convidei. E a notícia surgiu justamente no dia da cerimônia. Quando você deixa de ser o 'número um', não fica feliz. Imagine que você era o queridinho e não é mais. Simples. Não fiz nada", reclamou Carlinhos, à época (clique aqui para ler mais sobre esta polêmica de Carlinhos Maia).
Foto: Instagram/@lucasguimaraes / Estadão
Carlinhos Maia x Whindersson Nunes - Whindersson respondeu na sequência: "Como vou ser padrinho de quem eu mal conheço? O cara me bloqueia, não me dá o direito de conversar e me difama na TV". Os dois discutiram publicamente no Twitter e, no fim, Carlinhos Maia anunciou que estaria desativando seu Instagram. Carlinhos Maia retornou à rede social apenas quatro dias depois, com uma homenagem ao cantor Gabriel Diniz, morto em acidente aéreo na data.
Acusações de homofobia - Não foi a única polêmica em relação ao seu casamento. Em abril, Carlinhos Maia foi acusado de homofobia ao negar que sua relação com o marido, Lucas Guimarães, seria um casamento gay. "Não é religioso, é união. Não é casamento gay, é a união de Carlinhos e Lucas", afirmou, à época (leia mais aqui).
Foto: Instagram / @carlinhosmaiaof / Estadão
Acusações de homofobia - Não foi a primeira vez em que Carlinhos Maia recebeu acusações de homofobia. Logo após ter se assumido gay em fevereiro de 2019, quando afirmou: "eu via muitos gays dizendo 'se assuma, saia do armário', coisas que os héteros não me pediam. Teve um tempo em que a 'ditadura' começou a me machucar muito mais do que qualquer hétero. Não façam do mundo gay uma ditadura do medo, como eu tenho visto". Clique aqui para ler mais sobre esta polêmica de Carlinhos Maia.
Foto: Instagram / @carlinhosmaiaof / Estadão
Gravação de morador de rua em Nova York - Em julho de 2019, Carlinhos Maia foi criticado após ter gravado um morador de rua dormindo no chão durante uma viagem aos Estados Unidos. "Olha as pessoas de rua, como são diferentes, impressionante. Até isso é diferente, pessoal. Parece um ator, gente!". À época, os internautas criticaram o fato de o blogueiro ter gravado o homem sem autorização, além de os comentários sobre sua aparência terem sido considerados preconceituosos (leia mais sobre esta polêmica de Carlinhos Maia aqui). Na sequência, ele se defendeu afirmando: "Me criticaram porque eu filmei um mendigo, elogiando, dizendo que eu tava comparando com o Brasil. Não comparei p*** nenhuma, só achei o cara bonitão, parecia um ator."
Foto: Instagram / @carlinhosmaiaof / Estadão
Processo contra a mãe biológica - Carlinhos Maia já chegou a se indispor com sua mãe biológica. Segundo ele, ela o teria dado para outra pessoa criar, assim como fez com outros de seus irmãos. "Aí só veio atrás de mim, que estava com dinheiro", afirmou, em referência a vídeos feitos por ela e um tio de Carlinhos. "Ela não me dá dinheiro, você acha que eu vou dar? Processei e foi o maior 'auê'", explicou sobre a situação em entrevista ao 'Programa do Porchat'. Leia mais aqui.
Foto: Instagram / @carlinhosmaiaof / Estadão
Carlinhos Maia diz para jovem 'se matar' - Em setembro de 2019, Carlinhos Maia usou os stories de seu Instagram para dizer para jovem "se matar". À época, a fala foi alvo de diversas críticas. Clique aqui para entender a história e saber mais sobre o Setembro Amarelo, campanha de conscientização contra o suicídio.