PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

'A Fazenda' bate recorde de audiência na TV e de rejeição nas redes sociais

Foram 26 minutos à frente da Globo, com 9,0 pontos de média e pico de 10,1 na medição do Kantar Ibope

11 nov 2022 - 21h32
(atualizado às 22h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Record TV / Pipoca Moderna

A Fazenda bateu recorde de audiência da temporada na noite de quinta-feira, 10, graças a uma roça com eliminação dupla. Mas também sofreu sua maior rejeição, em meio a uma grande crise de credibilidade.

Foram 26 minutos à frente da Globo, com 9,0 pontos de média e pico de 10,1 na medição do Kantar Ibope. No mesmo horário, a Globo obteve 7,8, e o SBT, 5,4 pontos.

O detalhe é que, da forma como está sendo conduzido, o programa não irá aproveitar muito esse impulso, já que terminará bem mais cedo do que originalmente previsto. Com a expulsão de dois participantes e uma eliminação dupla, A Fazenda diminuiu os dias em que permanecerá no ar, dando início a sua fase acelerada nesta sexta, 11, ao chegar antes da hora no Top 10.

Mas se a expectativa pela eliminação manteve A Fazenda na liderança de seu horário, acima de Verdades Secretas 2, da Globo, as redes sociais entraram em efervescência, com o compartilhamento de posts de cancelamento do Playplus, serviço de streaming da Record TV, porque, de acordo com os protestos, não valeria a pena acompanhar um reality show com cartas marcadas.

Choveram protestos e acusações de manipulação - e até roubo - contra os produtores do programa, devido à forma como a eliminação dupla foi anunciada: de surpresa, após a prova do Fazendeiro e já com os nomes dos peões que enfrentariam a Roça definidos. Muitos compararam essa falta de transparência com a experiência do Big Brother Brasil, que antecipa todos os detalhes e regras dias antes das votações e das provas.

Por manter tudo obscuro, o responsável pelo programa, Rodrigo Carelli, tornou-se o alvo preferencial das críticas contra suposto dirigismo e manipulação do programa, visando privilegiar determinado grupo de peões sobre outro.

As reclamações se tornaram ainda mais gritantes após a definição da saída de Alex Gallete e Deborah Albuquerque.

Deborah era favorita do público à final do reality show e sua saída antes do Top 10 não teria refletido a força de sua torcida.

Num post nas redes sociais, o influencer Rico Melquiades, vencedor de A Fazenda 13, confidenciou que não pôde fazer mutirão para Deborah como em outras ocasiões por motivos de força maior. Ele foi proibido pela Record de organizar torcidas, desfalcando o engajamento em favor dos integrantes do grupo B, a quem vinha defendendo.

Vale lembrar que uma bomba circulou nas colunas de fofocas no final de outubro, sobre uma negociação feita com uma das participantes mais polêmicas desta edição, que teria definido antecipadamente sua presença no final do programa. De acordo com o colunista Erlan Bastos, Deolane Bezerra só teria aceitado participar do programa se tivesse garantia de chegar à final.

Em resposta, a Record TV negou as alegações. "A Record TV informa que a notícia vinculada pelo Erlan Bastos que A Fazenda já tem seus finalistas definidos é falsa! Também os valores de cachês publicados não são verdadeiros. A emissora, mais uma vez, não foi procurada pela coluna", disse o canal em nota oficial.

Só que, diante das câmeras, Deolane se comporta como se realmente mandasse na produção. O cúmulo aconteceu no momento da eliminação dupla de quinta, quando disse em alto e bom som que teria ameaçado a produção para interferir na votação e salvar uma de suas aliadas do jogo. Se Moranguinho fosse uma das eliminadas da quinta, ela avisou que sairia do programa.

Com o controle do programa totalmente perdido, muitos defendem que o único modo de A Fazenda recuperar algum resquício de credibilidade seria com a eliminação de Deolane, o mais rápido possível.

Enquanto isso não acontece, veja abaixo a reação do público, desanimado com possíveis casuísmos e sem nenhuma fé da credibilidade do programa.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade