Frases da Mafalda, a personagem inesquecível de Quino
Cartunista argentino deixa um legado para gerações com sua criação; veja algumas tirinhas em português
O cartunista argentino Quino deixará um legado imenso, para além de suas muitas outras criações: a Mafalda, com suas frases inesquecíveis e marcantes.
Morto nesta quarta-feira aos 88 anos, Quino parou com sua criação há mais de 50 anos, mas suas tiras continuam vivas e mordazes. A Mafalda nasceu em 1962, quando uma agência de publicidade na Argentina encomendou a Joaquín Salvador Lavado, o Quino, a criação de personagem para uma campanha - o nome deveria conter obrigatoriamente a sílaba Ma, pois o patrocinador era a firma Mansfield.
A campanha publicitária nunca foi levada a cabo, mas um diretor da agência, ao se mudar para um trabalho na imprensa, solicitou a utilização da personagem para a revista Primeira Plana, em 1964. Foi um sucesso imediato. Conquistou a Europa e América Latina.
A morte do cartunista Quino, criador da Mafalda, comoveu fãs do humor e dos quadrinhos ao redor do mundo. Suas tirinhas e frases, carregadas de bom humor e sempre aguçadas para o cenário político argentino, transcendem a localidade e se tornam material para toda a humanidade.
Veja a seguir algumas das frases da Mafalda:
Veja algumas das tirinhas da Mafalda publicadas no Brasil pelo Estadão:
Sobre Quino
Joaquín Salvador Lavado nasceu na região de Mendoza, na Argentina, em 1932. Era chamado de Quino desde a infância porque tinha o mesmo nome do tio desenhista, que o influenciou. Seu primeiro trabalho foi publicado em 1954 no semanário Esto Es. Seu primeiro livro, Mondo Quino, é de 1963. A fama veio com Mafalda, em 1964, e seu nome foi projetado internacionalmente. Quino morreu nesta quarta-feira, 30, aos 88 anos.