Festival Cidade da Cultura tem programação com mais de 100 eventos durante o mês de julho em SP
Artes visuais, música, teatro e literatura são contemplados no festival multiartístico, que traz agenda gratuita e atrações internacionais; veja destaques
Com programação multiartística, o Festival Cidade da Cultura acontece entre 1º e 31 de julho em São Paulo. Serão mais de 100 eventos nacionais e internacionais a partir desta terça-feira, incluindo teatro, dança, literatura, artes visuais, música e humor.
As atividades se distribuem por mais de 150 espaços culturais da capital paulista e estão organizadas em cinco eixos temáticos: Arena da Palavra (literatura), Arte em Circuito (artes plásticas), Jam Brasil (música), Corpo em Performance (teatro, circo e dança) e Ria Comediando (humor).
Também estão no Brasil Kate Gaul, produtora da House of Oz, organização filantrópica que impulsiona artistas da Austrália no cenário internacional - caso da artista Lisa Roet, que traz o Golden Monkey, uma escultura inflável de mico-leão-dourado com 14 metros de altura. Seu trabalho investiga artisticamente os símios, ainda que na Austrália não existam macacos nativos.
A obra, que será içada na fachada do edifício B32, no Itaim, carrega mensagem sobre urbanização desenfreada, aquecimento global e ameaça de extinção. Lisa explicou que quis transmitir certo desamparo na feição do animal, como se ele procurasse sua família do alto dos prédios. A criação já passou por Hong Kong, Pequim, Singapura e Melbourne.
Confira os destaques da programação:
Atrações internacionais
Julieth Morales na Galeria Vermelho: A artista colombiana apresenta uma performance e obra que usa elementos como palha de milho, bambu e barro. Quarta-feira, 2/7, das 18h às 22h.
House of Oz: A plataforma filantrópica da Austrália apresenta três atrações inéditas no Brasil. O espetáculo de dança Triptych, do coreógrafo Lewis Major, acontece nos dias 4 e 5, às 20h, e no dia 6, às 18h, na Estação Motiva Cultural. O espetáculo de teatro físico Ten Thousand Hours, da premiada companhia Gravity & Other Myths, está marcado para o dia 11, às 20h, no Teatro B32. No mesmo dia, Lisa Roet inaugura na fachada do edifício B32 o Golden Monkey.
Alex Pachón: O cineasta e artista digital espanhol apresenta uma oficina e coordena uma performance de dança contemporânea no dia 6, no Instituto Cervantes (Av. Paulista), das 10h às 17h. A apresentação será gravada em vídeo e exibida no dia seguinte.
Casa da Finlândia: Recebe exposições fotográficas sobre os povos Pataxó (Brasil) e Sami (Finlândia), além de documentários e debates, nos dias 18 e 19.
Cine Satyros Bijou: Apresenta mostra internacional de cinema com nove longas, quatro italianos, três peruanos e dois finlandeses. Destaques são Reinas, La Stranezza e Je'Vida.
Arte em Circuito: Trajetos por galerias
A programação de artes visuais mapeou atividades como exposições, bate-papos e visitas guiadas em mais de 40 espaços. A partir disso, foram organizados seis circuitos em diferentes bairros, a serem feitos a pé, de transporte público ou de van. O objetivo é apresentar a produção artística contemporânea brasileira que toma forma em cada região da cidade. (Para mais detalhes dos cronogramas, visite o site oficial)
- Circuito Barra Funda: 5/7, a pé. Passeio por galerias.
- Núcleo Elo 103, no Centro: 11/7, a pé. Imersão em ateliês.
- Circuito Centro: 12/7, apoio de van oferecida pelo festival e guia especializado.
- Circuito Paulista: 19/7, apoio de van e guia. Visitas a galerias e ateliês nas proximidades da Avenida Paulista.
- Circuito Vem na 6ª: 25/7, a pé. Passeio pela Vida Madalena e por espaços autônomos de arte do bairro.
- Circuito Pinheiros: 26/7, apoio de van. Percorre espaços de arte de Pinheiros.
Arena da Palavra: Programação literária
Em sua terceira edição, o projeto irá integrar o festival com encontros literários em mais de 25 livrarias e sebos da cidade. Destaque para lançamentos de livros como Uma ilha chamada Armênia, de Cassiana Der Haroutiounian (9/7, às 19h, na livraria Bibla), e O desaparecimento do Sr. Ninguém, do argelino Ahmed Taibaoui (17/7, às 19h, na Livraria Megafuna).
Acontecem também conversas com autores como Aline Bei, que conduz bate-papo a partir de seu lançamento mais recente Uma Delicada Coleção de Ausências (10/7 na Livraria Simples). Mais detalhes da programação serão divulgados no perfil oficial.
Jam Brasil: Programação de música
Entre 8 e 27 de julho, o festival abrange 18 shows de Jazz e MPB, distribuídos em 18 casas de show pela cidade - como Barletta, Raiz Club, 321 Club, TonTon Jazz, Miles Wine, Jazz Factory, Bar Baixo Pinheiros, Drosophyla Bar, Wiplash Bar, Galeria Alma da Rua, Véio Cafuzo, Canto Negro e Casa de Liége. Detalhes da programação ainda serão divulgados.
Festival Cidade da Cultura
- Quando: 1º a 31 de julho
- Onde: Em mais de 150 espaços da cidade de São Paulo - galerias de arte, livrarias, casas de shows e vários outros institutos culturais
- Quanto: Gratuito, exceto eventos do eixo Diplomacia Cultural
- Mais informações no site e nas redes sociais do evento