Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Udo Kier, de 'O Agente Secreto' e 'Bacurau', morre aos 81 anos

Ator alemão, conhecido por sua carreira ousada e colaborações com Kleber Mendonça Filho, deixa legado de cinco décadas

24 nov 2025 - 22h30
(atualizado em 24/11/2025 às 09h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O ator alemão Udo Kier (O Agente Secreto), um dos nomes mais inconfundíveis e versáteis do cinema internacional, morreu neste domingo (23), aos 81 anos. A informação foi divulgada pela revista Variety e confirmada por seu parceiro, o artista Delbert McBride. Até o momento, não foram revelados detalhes sobre a causa da morte.

Udo Kier, de 'O Agente Secreto' e 'Bacurau', morre aos 81 anos
Udo Kier, de 'O Agente Secreto' e 'Bacurau', morre aos 81 anos
Foto: 2192328747 ( Matt Winkelmeyer/Getty Images for Palm Springs International Film Society) / Rolling Stone Brasil

Dono de uma presença magnética, marcada por olhos muito claros, voz grave e uma intensidade quase hipnótica, Kier construiu uma filmografia que atravessou diferentes gerações e movimentos cinematográficos, consolidando-se como um verdadeiro ícone cult.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rolling Stone Brasil (@rollingstonebrasil)

Nascido em Colônia, Kier iniciou a carreira no fim dos anos 1960 e logo chamou atenção de cineastas que buscavam figuras capazes de ocupar espaços entre o bizarro, o poético e o perturbador. Trabalhou com alguns dos diretores mais inventivos e provocadores do cinema: de Paul Morrissey, em Sangue para Drácula (1974), a Lars von Trier, com quem manteve uma longa parceria em filmes como Ondas do Destino, Dogville e Melancolia.

Também colaborou com Werner Herzog, Gus Van Sant e até mesmo ingressou no universo dos videogames, interpretando Yuri no clássico Command & Conquer: Red Alert. Nos últimos anos, havia sido anunciado como parte do elenco de OD Knock, projeto de Hideo Kojima, admirador declarado de seu desempenho em Bacurau.

A relação de Kier com o cinema brasileiro se intensificou na última década, quando Kleber Mendonça Filho o convidou para interpretar o vilão inesquecível de Bacurau (2019), codirigido por Juliano Dornelles. Sua performance como o líder de um grupo de mercenários estrangeiros se tornou um marco, aproximando ainda mais o ator do público brasileiro e do próprio Kleber, com quem criou forte afinidade. Em 2024, Udo voltou ao Brasil para filmar O Agente Secreto (2025), atualmente em cartaz. No longa, ele aparece em um papel menor, porém marcante, ampliando a colaboração com o diretor.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade