Toda criança dos anos 90 cresceu assistindo a esse filme, mas hoje em dia quase ninguém se lembra dele
Há 33 anos, uma aventura fantástica chegou aos cinemas, prenunciando Avatar e, mais tarde, virando um sucesso absoluto em VHS. A geração 90 provavelmente viu e reviu essa pérola, mas hoje quase ninguém fala sobre ela!
Não é porque somos da mesma geração que temos tudo em comum. Mesmo assim, especialmente na infância e no início da adolescência, existem certos referenciais culturais que criam um mundo de memórias compartilhadas. Isso é ainda mais verdade para os chamados "filhos dos anos 90".
Afinal, a internet ainda estava engatinhando, o acesso à informação era muito mais limitado, e a TV aberta reinava absoluta. Ao mesmo tempo, as mídias físicas — como as fitas VHS e, um pouco depois, os DVDs — já eram populares, permitindo que a gente assistisse aos filmes favoritos em casa, a qualquer hora e quantas vezes quisesse.
Na TV, filmes como A Bela e a Fera e outras animações da Disney passavam direto. Os sucessos de Robin Williams, Uma Babá Quase Perfeita e Jumanji, também eram exibidos repetidamente, e Esqueceram de Mim era obrigatório todo Natal. Claro, nem todos os filmes ficaram igualmente gravados na memória coletiva.
Essa aventura fantástica (quase) esquecida prenunciou Avatar
É o caso de Ferngully - As Aventuras de Zack e Crysta na Floresta Tropical, lançado em 1992, que pode ser visto como uma versão animada pioneira de Avatar: nos dois filmes, o protagonista humano se transforma para se integrar a um ecossistema mágico, ameaçado pela destruição causada pelos homens.
A floresta é o cenário cent…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Surpresa: Dwayne Johnson está na sequência deste grande sucesso da Disney que chegou aos cinemas!