Stephen King quis escrever o seu próprio "O Senhor dos Anéis" e acabou criando "Apocalipse"; Mordor transformou-se em Las Vegas
O segredo estava em como o exército acabou com milhares de ovelhas num piscar de olhos
Inspirado pelo desejo de criar seu próprio "O Senhor dos Anéis" ambientado nos EUA, Stephen King enfrentava dificuldades pela falta de cenários medievais no país. A solução surgiu após assistir a uma reportagem sobre armas químicas e biológicas, que o motivou a conceber um épico pós-pandêmico. Assim nasceu o livro "A Dança da Morte" (1978), no qual uma América devastada serve de palco para a batalha entre o bem e o mal, transformando Las Vegas em sua versão moderna da sombria terra de Mordor.
Antes de se tornar o mestre do terror que todos conhecemos, Stephen King passou muitos anos com um desejo persistente: fazer o seu próprio "Tolkien". Criar sua própria versão de O Senhor dos Anéis tornou-se uma obsessão e, por mais de 10 anos, ele trabalhou na ideia de trazer a fantasia épica para os Estados Unidos.
O problema era que, por ser um país relativamente jovem, os EUA não dispunham de castelos ou dos grandes cenários aos quais os europeus podiam recorrer com facilidade. Sem saber que rumo tomar, a inspiração surgiu graças a uma reportagem do programa 60 Minutes. Sobre dragões e contos de fadas? Não, sobre guerra química e biológica.
O Mordor de Stephen King ficava em Las Vegas
O programa, que mostrava o efeito desse tipo de arma em ratos, lembrou-o de um incidente ocorrido em Utah, no final dos anos 60. Testes realizados pelo exército liberaram um agente nervoso que acabou matando milhares de ovelhas, deixando um cenário absolutamente desolador. O pior de tudo é que, se o vento tivesse soprado na direção contrária naquele dia, as vítimas não teriam sido os animais, mas sim os habitantes de Salt Lake City.
Stephen King havia encontrado seu Mordor nos Estados Unidos. Seria uma cidade devastada por uma pandemia que dizimou quase toda a população. E, buscando cenários que remetessem mais à fantasia do que ao realismo, Las Vegas revelou-se o palco perfeito para sua própria batalha entre o bem e o mal.
Em 1978, King publicou A Dança da Morte (Apocalipsis), apresentando o ...
Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.