Shirley MacLaine receberá prêmio especial por carreira
O Instituto Americano do Cinema (AFI, na sigla em inglês) anunciou no domingo (9) que concederá à atriz Shirley MacLaine um prêmio especial pela sua carreira.
» Alugue ou Compre vídeos no Terra Video Store
MacLaine, de 77 anos, receberá o prestigioso Lifetime Achievement Award numa cerimônia em 7 de junho, a ser exibida posteriormente pelo canal TVLand. Ela será a 40ª personalidade a receber o prêmio. "Shirley MacLaine é uma potência em termos de personalidade, que ilumina telonas e telinhas há seis décadas", disse Howard Stringer, presidente do conselho da AFI, em nota.
"De ingênua a lenda das telas, Shirley entretém a plateia mundial com o canto, a dança, o riso e as lágrimas, e sua carreira como roteirista, diretora e produtora é uma evidência ainda maior da sua paixão pela forma artística e dos seus talentos aparentemente sem fronteiras."
MacLaine, ganhadora do Oscar de melhor atriz em 1984 por Laços de Ternura, também se destaca como ativista, escritora e adepta das crenças na reencarnação e em seres extraterrestres. Suas opiniões atraem bastante respeito, mas também são motivo de gozação.
A atriz estreou em Hollywood aos 19 anos, em O Terceiro Tiro, de Alfred Hitchcock. Antes de ganhar o Oscar em 1984, ela já havia sido indicada em 1958 (por Deus Sabe Quanto Amei), 1960 (Se Meu Apartamento Falasse), 1963 (Irma La Douce) e 1977 (Momento de Decisão).
O primeiro ganhador do prêmio honorário da AFI foi o cineasta John Ford, em 1973. Warren Beatty, meio-irmão de MacLaine, ganhou em 2008. O vencedor no ano passado foi Morgan Freeman.