PUBLICIDADE

'A Divisão' estreia no Globoplay com ação, suspense e tensão

25 set 2023 - 21h46
(atualizado em 26/9/2023 às 16h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A plataforma Globoplay recebe em seu catálogo a partir de 29 de setembro a nova temporada do drama policial A Divisão. Os fãs da série e do gênero podem se preparar porque a adrenalina toma conta da plataforma com cenas de ação ainda mais intensas e realistas, além de tramas estreladas por grande elenco, ambientadas em novos cenários e mesclando suspense, tensão e emoção.

Inspirada na onda de sequestros que afligiu o Rio de Janeiro na década de 1990, a obra - Original Globoplay com produção feita por AfroReggae Audiovisual 4e A Fábrica - chega aos anos 2000 e segue acompanhando a turbulenta rotina da Divisão Antissequestro, agora liderada por Carlos Mendonça (Silvio Guindane) e Juliano Santiago (Erom Cordeiro).

Foto: Divulgação / Globo / The Music Journal

Na nova leva de episódios, composta por cinco capítulos semanais que estreiam sempre às sextas, a dupla está cada vez mais unida e determinada a combater a violência na cidade e tem como inimigos os narco sequestradores. Se nas temporadas anteriores ficaram evidentes as desavenças entre os protagonistas, dessa vez os conflitos se apresentam em outros aspectos de suas vidas e os dois revelam seu lado mais vulnerável um para o outro.

"O Mendonça passa por algumas experiências e transformações. E um divisor de águas é a parceria que se estabelece entre ele e Santiago. Os dois juntos, como sempre, desvendam casos de sequestros e, além de muita ação, o público pode esperar um roteiro que invade a intimidade dessa dupla", conta Silvio Guindane. Uma das novidades da temporada é a entrada da família de Mendonça, com Neusa Borges e Tony Tornado em participações especiais como os pais do delegado.

Já o inspetor Santiago, vivido por Erom Cordeiro, está de volta como chefe de investigação da DAAS. A trama mostra as reviravoltas em sua vida depois de o personagem sofrer perdas de amigos e parceiros de trabalho, ter sido preso e passar por uma grande crise no casamento com Fernanda (Cinnara Leal).

"Para cada temporada, tem um grande sequestro que temos que resolver. Mas, nesta, tem um lado pessoal do Santiago, principalmente a relação dele com a Fernanda, que permeia toda a trama, no ponto de vista dele. Essa questão da vida pessoal se misturando com a profissional e como ele tem essa habilidade de equilibrar as duas coisas", reflete Erom.

Passam também a fazer parte da terceira temporada de A Divisão novos pontos de vista, dando amplitude para o público se aprofundar nas ramificações da história. "Um dos diferenciais é mostrar a trama por variados ângulos: como o da polícia, o do sequestrador, o da vítima, o do carcereiro - pessoa responsável por vigiar um cativeiro e o do entorno, que inclui familiares de quem foi sequestrado, moradores da favela e sociedade", conta José Junior. Com todos esses elementos e perspectivas, ele acredita que o público possa se envolver por completo e ter sua própria opinião. "Quando você cria essa riqueza de olhares, a trama e a dramaturgia também crescem", completa.

Diretor geral da produção, Lipe Binder concorda com José Junior, destacando ainda como a série ganha intensidade em suas sequências: "A nova temporada vem com muita ação e uma abordagem realista sobre o universo dos sequestros que marcaram os anos de 1999/2000. Foi um mergulho na realidade da época".

Nessa continuação, a equipe de Mendonça e Santiago tem novos integrantes, como a perspicaz detetive Andrea (Aisha Jambo), William (Felipe Roque), Soares (Rogério Casanova), Frota (Thiago Thomé), Bastos (Rafa de Martins) e Lavínia (Branca Messina), a ex-corregedora da Polícia Civil, destaque na segunda temporada, que agora atua na DAAS.

Assim como Branca, a atriz Cinnara Leal também se reencontra com sua personagem, a médica Fernanda, que convive com o trauma de um aborto espontâneo e um colapso na relação com Santiago. Se em casa o investigador enfrenta a crise conjugal, na Divisão Antissequestro lida com outra. Santiago, Mendonça e todo o grupo têm uma missão: resgatar com vida o empresário famoso e influente Armando Albuquerque, interpretado por Marcelo Adnet, que poderá ser visto em uma faceta totalmente inovadora de seus papéis anteriores.

Os pais de Armando são interpretados por Nivea Maria e Roberto Pirillo e é Gabriel Godoy, que interpreta Marcelo, primo de Armando, quem fica à frente das negociações com a DAAS.

A Divisão é uma obra criada por José Junior e José Luiz Magalhães, com direção geral de Lipe Binder. A série é escrita por José Junior, José Luiz Magalhães, Gustavo Rademacher, Bárbara Velloso e Clara Meirelles.

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade