'Se Eu Fosse Você 2' é eleito melhor filme em prêmio
A comédia Se Eu Fosse Você 2, de Daniel Filho, levou o Prêmio Contigo! de melhor filme, em votação feita pelo público, nessa segunda-feira (29). O evento reuniu uma série de atores e realizadores no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro.
A sugestiva data marcada para a realização da premiação foi certeira. Ainda que o evento tenha apelo popular, no momento, o Rio de Janeiro respira cinema. O Festival do Rio, um dos mais importantes do gênero, rola a todo vapor em diversos locais da cidade. A chance, logo, era oportuna.
Os cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano abriram as homenagens da noite, premiando o excelente compositor argentino Gustavo Santaolalla - que já recebeu dois Oscars - pela trilha sonora de Linha de Passe, de Walter Salles. Ele não estava presente e o troféu foi entregue a um representante.
Em seguida, Cris Vianna ganhou as menções de melhor atriz coadjuvante pelo filme Última Parada 174, de Bruno Barreto, que no início do ano causou frisson por ser o candidato brasileiro ao Oscar. O filme, no entanto, nunca foi parar na premiação.
O júri oficial fez bonito ao premiar, também, Paulo Henrique Fontenelle, diretor do emocionante Loki - Arnaldo Baptista e o documentário Simonal - Ninguém Sabe o Duro Que Dei na categoria.
Ainda pelo júri oficial, Daniella Thomas e Walter Salles subiram ao palco para receber o prêmio de melhor diretor por Linha de Passe. Daniel de Oliveira venceu como melhor ator por A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele, e Sandra Corveloni (a grande vencedora de Cannes no ano passado), como melhor atriz também por Linha de Passe.
Como era de se esperar, a eleição do júri popular destoou completamente. Tony Ramos foi eleito melhor ator por Se Eu Fosse Você 2 e Lília Cabral a melhor atriz por Divã.
Homenagens
Depois de causar polêmica no Festival de Gramado em agosto, Xuxa Meneghel subiu mais uma vez ao palco de um evento de cinema para fazer uma homenagem a Renato Aragão por sua contribuição nas telonas. Fernanda Montenegro recebeu um merecido prêmio pelo consolidado de sua carreira.
Confira os vencedores:
Melhor trilha sonora
Wagner Tiso (Os Desafinados)
Melhor ator coadjuvante
Luis Miranda (Jean Charles)
Melhor Atriz coadjuvante
Cris Vianna (Última Parada 174)
Melhor diretor de documentário
Paulo Henrique Fontenelle (Loki-Arnaldo Baptista)
Melhor doumentário
Simonal- Ninguém Sabe o Duro que Dei
Melhor Figurino
Marília Carneiro e Karla Monteiro (Os Desafinados)
Melhor roteiro
Matheus Souza (Apenas o Fim)
Melhor fotografia
José Roberto Eliezer (Encarnação do Demônio)
Melhor atriz
Sandra Corveloni (Linha de Passe)
Melhor ator
Daniel de Oliveira (A Festa da Menina Morta)
Melhor diretor
Walter Salles e Daniela Thomas (Linha de Passe)
Melhor filme
Linha de Passe
JÚRI POPULAR
Melhor ator coadjuvante
Cauã Reymond (Divã)
Melhor Atriz coadjuvante
Fernanda Torres (A Mulher Invisível)
Melhor atriz
Lilia Cabral (Divã)
Melhor ator
Tony Ramos (Se Eu Fosse Você 2)
Melhor filme
Se Eu Fosse Você 2