Por que Mateus é autista em 'The Chosen'? Inspiração vem de experiência pessoal do diretor
Após a exibição dos primeiros episódios da 4ª temporada, o público de The Chosen também poderá conferir os episódios 5 e 6 nas telonas.
Os fãs de The Chosen podem comemorar. Já é possível conferir os episódios 5 e 6 da 4ª temporada da série bíblica nos cinemas. A produção religiosa, protagonizada por Jonathan Roumie (Jesus), acumula uma legião de fãs ao redor do mundo, e em especial, no Brasil.
Mas, entre os personagens principais desta saga bíblica, Mateus, interpretado por Paras Patel, se destaca. A série optou por uma releitura do discípulo, retratando-o dentro do espectro autista. E esta escolha, que não vem diretamente da bíblia, tem muito a ver com a experiência pessoal do diretor e roteirista de The Chosen, Dallas Jenkins.
Conforme compartilhado nas redes do perfil brasileiro de The Chosen, no último Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a ideia partiu da história familiar de Dallas Jenkins, que tem uma filha autista. Os roteiristas de The Chosen - Jenkins, Ryan Swanson e Tyler Thompson - observaram algumas das características atribuídas a Mateus, como uma oportunidade interessante de enfatizar que as pessoas com diferenças "são exatamente o tipo de pessoa de quem Jesus se cercaria":
"Os roteiristas de The Chosen [...] analisaram algumas das características de Mateus (o cara dos números, das genealogias, das minúcias, não se importou ser cobrador de imposto, mesmo sabendo q…
Jonathan Roumie, o "Jesus" de The Chosen, já conversou com Papa Francisco sobre seu papel