Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tânia Maria reflete sobre tabagismo, condição que a impediu de ir ao Oscar: 'Pulmão fraquinho'

Atriz de 'O Agente Secreto' também comentou sobre a ansiedade para o Brasil 'trazer o Ouro' para casa

13 mar 2026 - 04h58
Compartilhar
Exibir comentários
Tânia Maria, atriz e artesã
Tânia Maria, atriz e artesã
Foto: Reprodução | IMDB

A atriz Tânia Maria, de 79 anos, não irá à cerimônia do Oscar 2026, realizada no próximo domingo, 15, no Dolby Theatre, em Los Angeles. Em entrevista exclusiva ao Terra, ela contou que chegou a preparar as malas para viajar, mas, por questões de saúde, não poderá comparecer. “Não posso contar o que tem na minha mala”, disse ela, fazendo mistério sobre o look que usaria no tapete vermelho.

Tânia, que começou a carreira artística tardiamente, foi convidada ao evento após atuar como Dona Sebastiana em O Agente Secreto, longa-metragem de Kleber Mendonça Filho. O título nacional concorre em quatro categorias na maior premiação do cinema mundial: Melhor Diretor de Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Filme.

Mesmo sem ir ao Oscar, a ansiedade para fazer história pelo País segue inabalável. Na cabeça dela, a vitória está garantida. “Se tem quatro indicações, quero cinco [estatuetas]. Quero ganhar todas. Vamos trazer o Oscar para o Brasil. A expectativa é essa.”

‘O fim do sonho americano’

Tânia Maria, atriz e artesã
Tânia Maria, atriz e artesã
Foto: Reprodução | Neon

Para quem não sabe, Tânia foi impedida de realizar seu “sonho americano” por orientação médica. Ao longo de 65 anos de tabagismo, ela desenvolveu Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), condição caracterizada por sintomas como tosse, pigarro e falta de ar --e que, durante voos longos, pode agravar o quadro do paciente.

Quando soube da premiação, a atriz parou de fumar e se submeteu a um tratamento. Ainda assim, sua equipe médica não considerou prudente uma viagem de cerca de 15 horas. Isso porque, durante o trajeto, pode haver diminuição da pressão, da temperatura e da concentração de oxigênio dentro da cabine, o que provocaria complicações durante o voo.

A atriz não nega que todo esse processo de interrupção do cigarro e do tratamento tem sido desafiador. “Conversando, eu fico cansada. Parei de fumar e meu pulmão está bem fraquinho. Não aguento muita conversa. A entrevista mesmo é pequena, porque fico cansada, ofegante. Por isso dou respostas bem pequenininhas, para não me cansar.”

Os bastidores do filme

Wagner Moura e Tânia Maria
Wagner Moura e Tânia Maria
Foto: Reprodução | Instagram

Mesmo sem viajar à “terra do Tio Sam”, Tânia Maria guarda apenas gratidão pelo ciclo que o cinema vem proporcionando. Nascida na Zona Rural de Parelhas, ela nunca tinha assistido a um filme inteiro nem ido ao cinema até pouco tempo.

As coisas começaram a mudar em 2019, quando, aos 72 anos, participou como figurante no filme Bacurau, também dirigido por Kleber Mendonça Filho. Foi o próprio diretor quem a convidou para interpretar Dona Sebastiana em O Agente Secreto.

“Fiquei muito feliz quando a Emilie [produtora do filme] me ligou me convidando para fazer parte de O Agente Secreto. Aí vim logo para Recife [gravar o projeto]”, relembrou a artista.

Na obra, ambientada no Brasil durante o regime militar, ela atua diretamente com o protagonista, Wagner Moura. Segundo a atriz, a experiência foi tranquila --principalmente porque, assim como acontecia com o cinema, ela não tinha o hábito de assistir à televisão e não sabia que se tratava de uma grande estrela.

“Contracenar com o Wagner foi normal. Pergunta a ele se é bom contracenar comigo”, disse ela, entre risos. “Nós combinamos muito bem”, completou, agora com seriedade.

Ao falar sobre o diretor, com quem trabalhou duas vezes, ela também não economizou nos elogios. “O Kleber é mais do que um cineasta: é amigo e um diretor que todos desejam ter. Quem tem ele como diretor não erra nenhuma cena, porque ele não deixa errar. Kleber é nota mil. E eu tenho um preparador também que é mil, o Leonardo Lacca”, afirmou.

Para além do trabalho de divulgação de O Agente Secreto, a atriz tem feito algumas publicidades que surgem de vez em quando. Sem outro projeto à vista, ela garante que a mudança de vida não foi tão drástica quanto as pessoas costumam imaginar. “Continuo costurando, ainda costuro”, contou ela, antes de completar: “Não, não tenho outro filme ainda.”

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade