Cineasta exalta cinema brasileiro após indicações ao Oscar: 'Não é só p***'
Halder Gomes é diretor de 'Cine Holliúdy' (2012), 'O Shaolin do Sertão' (2016) e 'Bem-Vinda a Quixeramobim' (2022)
Os filmes Ainda Estou Aqui e O Agente Secreto marcam uma nova era no cinema brasileiro. Com indicações ao Oscar por dois anos seguidos, as produções brasileiras têm sido aclamadas pelo mundo afora. O cineasta Halder Gomes contou em entrevista ao Terra que este marco é de extrema importância para que o cinema nacional seja mais valorizado internamente.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"É um feito incrível. É importante que as pessoas entendam que o cinema brasileiro não tem problema de som, que é a imagem boa ou que só tem p***, porque não é assim. O que acontece é que nos filmes americanos ao invés de 'f***-se' a legenda traduz para 'macacos me mordam"', exemplificou.
O diretor traz no currículo comédias como Cine Holliúdy (2012), O Shaolin do Sertão (2016) e Bem-Vinda a Quixeramobim (2022). "Quando falamos de cinema brasileiro, falamos de pessoas que transitam em todos os filmes. A maquiadora dos filmes do Kleber, por exemplo, é a mesma que eu uso nos meus filmes. São pessoas extremamente qualificadas para colocar na tela um filme para ser possível vencedor do Oscar", elogiou.
Halder acredita que O Agente Secreto, indicado em quatro categorias no Oscar, tem chances de levar todos os prêmios. De acordo com o cineasta, a representatividade que o cinema brasileiro traz internacionalmente é uma forma de mudar a mentalidade dos brasileiros. "Esse preconceito com o cinema brasileiro precisa acabar. Acho que O Agente Secreto é uma 'voadora' de 'perna cabeluda' para acabar com isso", disse.
O diretor é amigo de longa data de Kleber Mendonça Filho. "Ele sempre escreveu sobre cinema, ia para todos os festivais. A primeira crítica de cinema que eu tive foi escrita pelo Kleber. Ele era um gigante dos curtas-metragens, já ganhava prêmios no mundo inteiro e sempre foi uma referência. O Kleber é um profundo apaixonado e conhecedor de cinema, tanto é que O Agente Secreto é o que mais representa essa maestria dele", elogia.

