Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Especialistas citam favoritismo de 'O Agente Secreto' para vencer categoria inédita no Oscar

Longa-metragem brasileiro foi indicado ao prêmio de Melhor Elenco

23 jan 2026 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Vídeo mostra momento em que elenco de ‘O Agente Secreto’ comemora indicações ao Oscar 2026:

O Brasil tem a chance de fazer história mais uma vez no Oscar 2026. Depois de conquistar a inédita estatueta no ano passado com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, o longa-metragem O Agente Secreto, indicado em quatro categorias, é um dos favoritos para vencer a categoria de Melhor Estreante, que será disputada pela primeira vez neste ano. 

A nova categoria foi criada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para premiar diretores de elenco. Os concorrentes do filme brasileiro são: Hamnet, Marty Supreme, Uma Batalha Após a Outra e Pecadores. Quem assina o longa-metragem de Kleber Mendonça Filho é Gabriel Domingues, que tem no currículo os filmes O Último Azul e A Melhor Mãe do Mundo. 

Para a professora Cyntia Calhado, de Cinema e Audiovisual da ESPM, um dos pontos que pode ter levado a Academia a indicar o filme em Melhor Direção de Elenco foi a integração dos atores como um todo.

"Fiquei muito feliz com essa indicação, porque de fato um dos pontos fortes do filme é a união de todos aqueles grandes atores. É uma categoria nova e a gente não tem muito termômetro, mas acho que chama atenção para muitas coisas, como o fato de o filme ser bom tecnicamente", avalia. 

De acordo com a especialista, a indicação de O Agente Secreto na categoria de elenco mostra que o filme está sendo visto de uma lógica mais técnica, que leva em conta o trabalho conjunto. Especialmente aqueles que mais se destacaram ao longo da campanha de premiações, como a atriz Tânia Maria. 

"Acho que o trabalho com o elenco já era um foco ali. Uma característica dos bons filmes brasileiros é trazer um naturalismo nas interpretações, que faz com que também o filme se torne mais fácil de entrada para o espectador. Você acaba se conectando com os personagens. Na primeira vez que a Tânia aparece em tela, você se rende, porque ela tem uma força incrível", elogia.

"Nada mais justo do que essas indicações do elenco. Logo na categoria de estreia, a gente já tem O Agente Secreto marcando presença. Temos um elenco verdadeiramente de peso", afirma Renata Moniz, jornalista especializada em entretenimento.

'O Agente Secreto' recebeu 4 indicações ao Oscar 2026
'O Agente Secreto' recebeu 4 indicações ao Oscar 2026
Foto: Divulgação/Vitrine Filmes

Segundo a Renata, os atores do longa-metragem foram destaques internacionais durante a campanha rumo ao Oscar. "A Tânia Maria é uma estrela não óbvia do cinema, uma mulher que no auge dos seus 70 anos se descobriu como atriz e vem ganhando o coração dos brasileiros mundo afora, tem também a Maria Fernanda Cândido, e o próprio Wagner Moura, que é o primeiro brasileiro na categoria de Melhor Ator."

Já o cineasta Halder Gomes reverencia a diversidade de atores no elenco, destacando que o filme tem chances de vencer na categoria. "Vemos a representatividade que o Kleber colocou nesse filme, não só pelo talento, mas você vê um nome consagrado como Wagner Moura, vê outro ator que vem do cinema independente cearense, uma nova estrela que surge no caso da Tânia Maria, que virou um xodó, um fenômeno. Há muita habilidade de quem selecionou o elenco", argumenta. 

Otimista, o diretor ressalta que a composição complexa de fazer a vida dos personagens é um desafio a ser admirado. Além disso, ele destaca que a escalação de um filme é um dos pontos principais ao fazer uma produção.

"A escalação é crucial. E a pluralidade desses personagens, a riqueza que eles têm, a diversidade, como eles estão bem representados por cada um desses atores, eu acho que isso dá também uma grande força para o filme nessa categoria. Porque são personagens que você vê uma vez e você se apaixona por eles, eles têm carisma, eles têm potência, eles são muito cativantes. E eu acho que isso conta muito quando você vai avaliar o elenco como um todo", explica.

A cerimônia do Oscar 2026 acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como no ano passado, a 98ª edição da premiação contará com o comediante Conan O'Brien como apresentador. O Terra acompanha em tempo real. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade