Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta cine concerto de 'Cidade de Deus' no Rio de Janeiro

Espetáculo acontece nos dias 10 e 11 de novembro e terá participação dos compositores originais da trilha sonora, Antonio Pinto e Ed Côrtes

7 nov 2026 - 15h07
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Nos dias 10 e 11 de novembro, às 20h, o Teatro Riachuelo Rio recebe o cine concerto de "Cidade de Deus" (2002), apresentado pela Orquestra Petrobras Sinfônica. O evento exibirá o filme na íntegra com a trilha sonora executada ao vivo em sincronia com as cenas, preservando diálogos e efeitos sonoros originais. Sob direção musical de Anselmo Mancini, a apresentação terá a participação especial dos compositores originais Antonio Pinto e Ed Côrtes, que tocarão no palco ao lado da orquestra.

A Orquestra Petrobras Sinfônica prepara uma experiência diferente para os fãs de Cidade de Deus (2002). Nos dias 10 e 11 de novembro, às 20h, o Teatro Riachuelo Rio recebe um cine concerto do longa-metragem, com exibição do filme na íntegra e execução da trilha sonora ao vivo, em sincronia com as cenas.

(
(
Foto: Anna Bogaciovas / Rolling Stone Brasil

A apresentação contará com a participação especial dos compositores originais da trilha, Antonio Pinto e Ed Côrtes, que subirão ao palco ao lado da orquestra. A concepção e a direção musical são assinadas por Anselmo Mancini, especialista em cine concertos no Brasil.

Durante a projeção, os diálogos e efeitos sonoros originais serão mantidos, enquanto a música será executada ao vivo. Para garantir a sincronia entre a performance e o filme, a produção desenvolveu um sistema tecnológico especialmente para o espetáculo, que permite acompanhar todas as canções no tempo exato da obra.

"É uma grande honra trabalhar com um filme desse tamanho. As pessoas gostam de trilha sonora, gostam de música, mas é muito diferente ver ao vivo aquilo tudo acontecer", afirmou Mancini. O diretor musical também destacou a possibilidade de revisitar histórias do cinema por meio desse formato.

Lançado em 2002, Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, acompanha a violência e as transformações sociais de uma comunidade carioca entre as décadas de 1960 e 1980. O longa conquistou reconhecimento internacional e recebeu quatro indicações ao Oscar em 2004.

A iniciativa dá continuidade à aproximação da orquestra  com o cinema. Em 2025, o grupo apresentou a trilha sonora de Central do Brasil (1998), também no Teatro Riachuelo Rio, durante a exibição do filme de Walter Salles, com participação dos compositores Antonio Pinto e Jaques Morelenbaum.

SERVIÇO

Data: 10 e 11 de novembro (terça e quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro Riachuelo Rio, Rio de Janeiro

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra