Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O último filme de um dos grandes mestres da animação foi responsável por enterrar um estúdio; você se lembra dele?

Animação dos anos 2000 foi um fracasso de bilheteria, mas é assinada por um mestre do gênero.

1 mai 2023 - 09h33
Compartilhar
Exibir comentários

É impossível falar sobre animação sem falar de Don Bluth, um dos mais relevantes produtores do gênero. Responsável por sucessos infantis como A Bela Adormecida, Anastasia e Em Busca do Vale Encantado, Bluth lançou seu último filme em 2000 e a produção foi uma confusão tão grande que acabou encerrando toda uma divisão da Fox. Com um investimento de mais de 70 milhões de dólares, Titan AE foi um fracasso de público e arrecadou apenas metade disso em bilheteria.

Foto: 20th Century Studios / Adoro Cinema

A história de Titan AE começa no ano 3028 - a Terra foi destruída e a humanidade se tornou uma espécie pária na galáxia; sem-teto, vagando pelas estrelas e servindo como mão-de-obra barata ou caçados para alimentação por espécies mais agressivas. Nesse contexto, surge o protagonista Cale (Matt Damon), que descobre as coordenadas de uma nave espacial misteriosa chamada "Titan", a última esperança de salvação para a raça humana.

Cale é acompanhado nesta história por Joseph Korso (Bill Pullman) e sua tripulação de mercenários: a co-piloto Akima (Drew Barrymore), o sarcástico Preed (Nathan Lane), o excêntrico Goon (John Leguizamo) e a temperamental engenheira Stith (Janeane Garofalo).

Foto: Adoro Cinema

Apesar de a premissa e o elenco terem sido apresentados como um sucesso certo, a Fox, estúdio responsável pelo filme, nunca pareceu ter sabido exatamente o que fazer com a produção. O plano inicial era para um live-action, mas depois de um investimento de 30 milhões de dólares e vários meses de trabalho sem conseguir emplacar algo convincente, o estúdio decidiu apostar em uma animação.

Don Bluth e Gary Goldman foram escalados para comentar. Sem experiência no campo da ficção científica, com menos orçamento e tendo apenas um ano e meio para finalizar o projeto (muito pouco para um filme de animação da época), Bluth e Goldman tentaram salvar o filme, mas sem sucesso.

Essa confusão toda acabou acabou levando a uma reestruturação da divisão de animações da Fox. Quando o filme estreou em 9 de junho de 2000, mais de 300 animadores haviam sido demitidos e, apenas dez dias antes da estreia, veio a decisão de fechar o estúdio e, daí em diante, contratar outras produtoras, como Blue Sky ou Dreamworks, para futuros projetos de animação.

Onde assistir?

Titan AE está disponível no Disney+.

Leia o artigo em AdoroCinema

Caverna do Dragão: Qual é a conexão da animação com Dungeons & Dragons? Novo filme tem homenagem ao icônico seriado

Os diretores de Super Mario Bros fizeram um dos filmes de animação e super-heróis mais engraçados dos últimos anos (e você pode assistir no streaming)

Live-action de A Pequena Sereia terá final diferente da animação? Disney pode ter dado um grande spoiler

A fusão de Aranhaverso com Frozen: Disney abraça estilo de animação inovador em filme que celebra 100 anos do estúdio

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade