O melhor filme nunca feito: Duna fracassou antes de Denis Villeneuve - mas inspirou Star Wars, Alien e clássicos da ficção científica
Denis Villeneuve está adaptando Duna para o cinema, mas Alejandro Jodorowsky não teve a mesma sorte com seu projeto ambicioso.
O diretor Denis Villeneuve realizou o sonho dos fãs de Duna ao levar para o cinema o clássico romance de Frank Herbert com toda grandiosidade necessária em Duna (2021) e Duna: Parte 2 (2024). Mas essa não foi a primeira vez que a obra foi levada às telonas.
A primeira adaptação de Duna para os cinemas veio pelas mãos de David Lynch em 1984, mas não foi bem recebida pela crítica e pelos fãs. O diretor aclamado pelos seus trabalhos em Twin Peaks e Cidade dos Sonhos não teve muita sorte na produção e enfrentou conflitos criativos com o estúdio, o que teve impacto em seu resultado final.
Mas, antes mesmo disso, outros diretores conhecidos estiveram envolvidos na tentativa de levar Duna aos cinemas, com destaque para Alejandro Jodorowsky, que tinha planos ambiciosos para essa adaptação na época - mas, infelizmente, nunca saiu do papel.
Duna de Jodorowsky: O melhor filme nunca feito
Conhecido por El Topo e A Montanha Sagrada, Alejandro Jodorowsky tinha um estilo inovador e experimental, misturando surrealismo, misticismo e religião em seus filmes - características nada convencionais que ele queria colocar na adaptação de Duna.
Alejandro Jodorowsky tinha planos realmente ousados e ambiciosos para seu filme nunca feito de Duna, o que ficou bem claro no documentário Jodorowsky's Dune (2013).
Ele contratou o quadrinista franc&
Após décadas, o roteiro perdido de David Lynch para Duna 2 foi finalmente encontrado