Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nem O Senhor dos Anéis nem O Poderoso Chefão: Esta é a melhor trilogia de todos os tempos, mas poucos conhecem

Trata-se de uma produção japonesa lançada entre 1959 e 1961, tendo a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo.

5 mai 2023 - 16h33
(atualizado em 5/5/2023 às 13h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Se alguém perguntasse a você qual a melhor trilogia da história do cinema, o que você diria? O Poderoso Chefão, De Volta para o Futuro, O Cavaleiro das Trevas e O Senhor dos Anéis certamente passariam pela sua cabeça. Todas são lembradas e aclamadas até hoje, mas você sabia que existe uma trinca de filmes ainda melhor que poucos conhecem? Trata-se de A Condição Humana, uma produção japonesa originalmente intitulada Ningen no jōken e lançada entre 1959 e 1961.

Foto: Reprodução / Adoro Cinema

Ambientada durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), a trama acompanha Kaji (Tatsuya Nakadai), um jovem bem-intencionado e ingênuo que tenta a todo custo evitar o serviço militar. Para isso, ele aceita um emprego como administrador civil na Manchúria ocupada pelos japoneses. Ele só não imaginava que seria acusado de traição por sua postura pacifista e que seria, assim, enviado para um campo de treinamento.

Antes que possa ser usado na luta até a morte, a União Soviética lança seu ataque à Manchúria e coloca o exército japonês de joelhos. Uma vida como prisioneiro de guerra aguarda Kaji, que, pouco a pouco, entende que seus princípios morais mais o prejudicam do que o ajudam.

Cena de A Condição Humana - 1ª parte.
Cena de A Condição Humana - 1ª parte.
Foto: Adoro Cinema

Com quase 10 horas de duração, o épico transformou o diretor Masaki Kobayashi em um dos nomes mais importantes do cinema japonês no final dos anos 50 e início dos anos 60. Além disso, a trilogia - composta por Não Há Amor Maior (1959), Estrada para a Eternidade (1959) e Uma Prece de Soldado (1961) - foi unanimemente celebrada pela imprensa internacional, superando gigantes como O Poderoso Chefão e O Senhor dos Anéis.

No Letterboxd, que é provavelmente a plataforma de classificação de filmes mais popular no momento, O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão 2 estão em 5º e 6º lugar na lista de melhores de todos os tempos, ambos com nota 4,5/5. A terceira parte está muito atrás de suas duas antecessoras, com 3,5/5, sem sequer aparecer no ranking. A situação é diferente para O Senhor dos Anéis. O Retorno do Rei está atualmente na 21ª posição; As Duas Torres na 52ª; e A Sociedade do Anel na 55ª.

E onde A Condição Humana se encaixa nesse ranking? Pois bem, desde 1º de maio de 2023, Não Há Amor Maior, Estrada para a Eternidade e Uma Prece de Soldado estão, respectivamente, em 23º, 47º e 7º lugar.

Leia o artigo em AdoroCinema

Steven Spielberg filmou esta sequência de guerra de forma tão realista que uma linha direta para veteranos de guerra teve que ser aberta

Este filme de guerra angustiante da década de 1990 é imperdível se você gostou de Nada de Novo no Front

Um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos tem nota 4 de 5 entre o público; veja onde assistir

Dunkirk: Vídeo coloca lado a lado filme de Christopher Nolan e cenas reais da Segunda Guerra Mundial

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade