Ne Zha 2 já é o quinto filme mais lucrativo da história: não é apenas uma questão de dinheiro, mas de orgulho nacional chinês
Um filme de animação que quase não foi visto fora da China disputa espaço com superproduções de alcance mundial
A trajetória de Ne Zha 2 está sendo absolutamente incrível. Que um filme de animação chinês, desenvolvido à margem de Hollywood e praticamente inédito fora do país, funcione como um verdadeiro furacão comprova como a bilheteria mundial é frágil diante dos números robustos exibidos pela China. Essa epopeia de tons mitológicos já é o quinto filme mais lucrativo da história, superando o maior sucesso da franquia Star Wars, O Despertar da Força.
Números impressionantes
Fora da China, Ne Zha 2 arrecadou apenas cerca de 60 milhões de dólares até o fim de abril, mas, dentro do país, já somou mais de 2,12 bilhões de dólares. Com a soma dos dois mercados, superou O Despertar da Força e tem agora à sua frente apenas três sucessos icônicos de James Cameron (os dois Avatar e Titanic) e o histórico Vingadores: Ultimato da Marvel.
Esse fenômeno ocorre justamente num momento em que as bilheterias mundiais estão apresentando sinais preocupantes de esgotamento. Nos Estados Unidos, um dos finais de semana de março somou apenas 54,7 milhões de dólares de bilheteria, o pior resultado para março desde 2021. O filme mais visto daquela semana, Novocaine, arrecadou modestos 8,7 milhões.
O mais impressionante desse sucesso, sem dúvida, é que Ne Zha 2 é virtualmente desconhecido fora da China. Cinéfilos e analistas atentos às bilheteiras já ouviram falar do filme, mas ele está muito, muito longe da fama internacional de Titanic ou de um filme dos Vingadores. E, ainda assim, está lá, entre eles. ...
Matérias relacionadas
De graça online: o live-action não autorizado baseado no anime mais famoso de todos os tempos
Xiaomi Watch S4 se destaca pela tela, mas também por ser voltado a quem gosta de correr