Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Muita ação e cenários curiosos marcam a estreia de 'Carros 2'

23 jun 2011 - 19h19
(atualizado em 23/6/2011 às 09h44)
Compartilhar
Heloísa de Oliveira

Se fosse preciso destacar o ponto forte de Carros 2, certamente seria a riqueza de detalhes, característica que já se tornou marca dos filmes de animação dos estúdios da Pixar. A sequência do bem-sucedido Carros, que somou uma bilheteria mundial de mais US$ 462 milhões, traz John Lasseter (Carros, Toy Story e Vida de Inseto) novamente no comando, em uma trama em que é aconselhável não desprender a atenção um segundo. Basta apenas um vacilo e você pode perder tomadas e informações importantes para a compreensão da história.

» Alugue ou Compre Vídeos no Terra Video Store

No longa, o superastro das corridas Relâmpago McQueen (nome dado em homenagem a Glenn McQueen, animador da Pixar falecido em 2002) volta à Radiator Springs após mais um título conquistado para visitar a namorada, a charmosa Porsche Sally, e os amigos, em especial o carro-guincho caipira e desajeitado Mate. Porém, logo que chega à cidade, McQueen é desafiado por seu rival, o italiano Francesco Bernoulli, a participar de um novo campeonato, idealizado pelo empresário Miles Eixoderroda. Com a competição, Eixoderroda pretende demonstrar as maravilhas do Allinol, combustível renovável anunciado como o substituto definitivo da gasolina.

Para não deixar o amigo Mate solitário mais uma vez, McQueen decide levá-lo à corrida. Durante a festa de lançamento do Grand Prix, Mate é confundido com um agente secreto e precisará ajudar seus novos amigos, a inexperiente Holley Caixadibrita e o valentão Finn McMíssil - uma versão sob quatro rodas de James Bond, capaz de escalar paredes, mergulhar, equilibrar-se sobre fios e se camuflar em meio à multidão. Ao lado de Holley e Finn, Mate partirá em uma missão recheada de cenas de ação dignas de um filme de Stallone, a fim de investigar um grupo de carros que supostamente deseja sabotar o campeonato de Miles.

Ao longo de 106 minutos, o filme transporta os protagonistas McQueen e Mate para Japão, França, Itália e Inglaterra, em uma sucessão de cenários tão bem montados que talvez seja preciso assisti-lo mais uma vez para captá-los totalmente. Pontos turísticos de cada país foram adaptados ao mundo de Carros: o Monte Fuji tem neve escorrendo semelhante a marcas de pneu; a Catedral de Notre Dame de Paris é adornada com estátuas e arcos no formato de canos de descarga; o topo da Torre Eiffel tem a forma de uma vela de ignição, o cassino de Porto Corsa é construído sobre uma pedra em forma de um Fiat 500 Topolino 1948; e o Big Ben se chama Big Bentley, uma referência à marca Bentley - isso só para citar alguns.

As cenas em Tóquio, em que Mate se diverte assistindo aos programas locais, confunde o tempero wasabi com sorvete de pistache, ou quando se atrapalha com os aparatos tecnológicos japoneses, rendem boas risadas. Apesar de a tentativa de elevá-lo a protagonista não funcionar bem em certos momentos do filme, resultando em algumas piadas previsíveis e forçadas, Mate consegue se manter como um personagem boa praça e carismático.

Soma-se a isso um roteiro dinâmico, uma trilha sonora divertida (composta por Michael Giacchino) e uma série de participações especiais. Quem assistir à versão dublada, poderá reconhecer as vozes de alguns famosos brasileiros, como o comentarista esportivo José Trajano e o locutor Luciano do Valle, que interpretam os locutores David Hobbscap e Brent Mustamburger, além do piloto Emerson Fittipaldi, como o corredor Vip, e da cantora Claudia Leitte, como Carla Veloso, a única mulher na pista do Grand Prix. Outra presença especialíssima é a da diva italiana Sophia Loren, que dubla a cozinheira Mama Topilono nas versões de 21 países, incluindo o Brasil.

É impossível não citar, no entanto, a mensagem nada ecológica enviada aos espectadores nas cenas finais, em que um dos personagens desdenha os combustíveis renováveis e brada que "uma vez gasolina, sempre gasolina!". Lamentável.

De qualquer forma, Carros 2 tem elementos necessários para agradar ao público infantil e apelo comercial que garantirá a venda de inúmeros produtos, como jogos, DVDs, brinquedos, séries de TV, livros e produções teatrais. Apesar dos deslizes, sempre vale a pena se divertir com as maravilhas visuais criadas pela Pixar, que chega aos seus 25 anos em ótima forma.

Carros 2 estreia dia 23 de junho em todo Brasil, no formato 3D e nos cinemas IMAX 3D.

'Carros' ficou no nono lugar
'Carros' ficou no nono lugar
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra