Mike Newell vai dirigir filme sobre morte de ex-agente russo
De acordo com o site da revista Variety, o diretor Mike Newell (Harry Potter e o Cálice de Fogo e Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, a ser lançado no Brasil em maio), foi o nome indicado para adaptar o roteiro e dirigir a versão cinematográfica do livro The Terminal Spy, escrito por Alan Cowell.
» vc repórter: mande fotos e notícias
O filme contará a história real da misteriosa morte do ex-espião russo Alexander Litvinenko, que pertencia à KGB, famosa agência de segurança da União Soviética durante a Guerra Fria.
A morte do agente, envenenado em 2006 com a substância radioativa polônio 210, permanece em mistério. O próprio Litvinenko acusou o então presidente russo Vladimir Putin de ser o culpado pelo seu envenenamento.
Investigações posteriores acusaram outro ex-agente da KGB: Andrei Lugovoi. Radicado no Reino Unido, Lugovoi foi extraditado, criando uma tensão pós-Guerra Fria entre os governos britânico e russo.
O diretor Michael Mann (Colateral, Inimigos Públicos) também está desenvolvendo um projeto sobre a morte de Litvinenko, que será baseado no livro escrito pela esposa do ex-agente.
Ainda não foram definidos os atores que farão parte do elenco dos dois filmes.