Kate del Castillo afirma que Prêmios Platino "têm o mesmo nível do Oscar"
A atriz mexicana Kate del Castillo, uma das encarregadas de anunciar as indicações para a quarta edição dos Prêmios Platino, disse nesta quarta-feira à Agência Efe que estes troféus "têm o mesmo nível do Oscar".
"Dou muitíssima importância ao Platino", declarou a artista em uma entrevista à Efe no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles.
"Estes prêmios têm o mesmo nível do Oscar, e estamos apenas começando. É uma plataforma incrível que nos permite ver as maravilhas do cinema ibero-americano", acrescentou.
Castillo, Miguel Ángel Silvestre, Angie Cepeda e Edward James Olmos foram os encarregados de anunciar as candidaturas dos Prêmios Platino, cuja cerimônia de entrega acontecerá no dia 22 de julho em Madri.
"É a única maneira que temos para juntar cineastas ibero-americanos: atores, diretores, roteiristas, diretores de fotografia... Não nos conhecemos entre nós, por isso este evento é uma maravilha. Se não fosse por estes prêmios, não saberia de muitos filmes maravilhosos que andam rondando pelo mundo", completou.
"Sete Minutos Depois da Meia-Noite", de Juan Antonio Bayona, parte como o favorito na 4ª edição dos Prêmios Platino com sete indicações, entre elas as de melhor filme ibero-americano de ficção e melhor diretor.
Entre os demais adversários se destacam as cinco candidaturas obtidas por "Neruda" e as quatro alcançadas por "De Longe Te Observo", "O Cidadão Ilustre", "El hombre de las mil caras", "Julieta" e "A Estreita Faixa Amarela".
Os candidatos ao prêmio de melhor filme ibero-americano de ficção são "Aquarius" (Brasil), "O Cidadão Ilustre", (Argentina-Espanha), " El hombre de las mil caras" (Espanha), "Julieta" (Espanha) e "Neruda" (Chile-França-Argentina-EUA-Espanha).
Kate Del Castillo se mostrou especialmente feliz pela indicação conseguida por Angie Cepeda, sua amiga íntima, e também pela de seu compatriota Damián Alcázar, a quem qualificou como "um dos melhores atores do México".
"O cinema estende pontes ao invés de levantar muros. Devemos estar orgulhosos das nossas raízes e das nossas diferentes culturas que, ao mesmo tempo, são tão parecidas. Tudo isto é puro amor. Puro cinema. Pura arte", destacou a mexicana.