Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

George Michael preparava documentário sobre disco histórico e videoclipe icônico dirigido por David Fincher

Cantor e compositor britânico morreu aos 53 anos de idade no dia de Natal.

27 dez 2016 - 18h27
(atualizado às 22h51)
Compartilhar
Exibir comentários

George Michael passou os últimos meses de sua vida preparando um documentário sobre o álbum "Listen Without Prejudice Vol. 1", importante marco na carreira do artista que morreu aos 53 anos de idade, no último domingo, dia 25 de dezembro.

Foto: Sean Gallup / Getty Images / AdoroCinema

Ainda no mês de novembro, o perfil oficial do cantor no Instagram anunciou a produção do documentário, intitulado Freedom, em alusão a canção "Freedom! '90", maior sucesso do disco. 

"George Michael está ocupado com os toques finais de seu documentário especial chamado Freedom. Ele descobriu algumas incríveis imagens de arquivos inéditas e está gravando novas entrevistas para o projeto, com exibição prevista para março de 2017", diz o texto, que não esclarece se o filme vai ganhar os cinemas ou a TV. "O filme promete ser um verdadeiro deleite para os fãs! Para coincidir com o lançamento do filme, George e a Sony Music decidiram adiar a reedição do álbum 'Listen Without Prejudice' para a mesma época."

Segundo o jornal britânico The Sun, o documentário reservará um tempo especial para falar do videoclipe de "Freedom! '90", um dos mais icônicos de todos os tempos, grande marco da era de ouro da MTV.  A publicação ainda informou que o filme terá entrevistas com personalidades como Stevie Wonder, Elton John, Mary J Blige, Tony Bennett, James Corden e Ricky Gervais.

Na época que o videoclipe foi lançado, George Michael estava numa queda de braço com a gravadora Sony Music. O músico acusava a empresa de não promover o álbum de forma adequada e chegou a entrar numa batalha judicial com a companhia.

Cansado da imagem de sex symbol, Michael se recusou a aparecer na capa do disco e também não quis marcar presença em boa parte dos videoclipes dos singles do álbum. Para o vídeo de "Freedom! '90", Michael convocou o diretor David Fincher, responsável pelo clássico vídeo de "Express Yourself", da Madonna, e a renomada estilista Camilla Nickerson. Anos depois Fincher viria a ser mais conhecido por seus trabalhos como diretor de cinema em filmes como Seven - Os Sete Crimes Capitais, Clube da Luta, O Curioso Caso de Benjamin Button, A Rede Social e Garota Exemplar.

Ao invés de cantar no vídeo, Michael convocou algumas das maiores modelos de seu tempo para estrelar o vídeo, incluindo Cindy Crawford, Naomi Campbell, Linda Evangelista, Christy Turlington e Tatjana Patitz, que dublam a letra da canção. A inspiração para o clipe veio da clássica capa da revista Vogue. O fato de muitas das top models já serem amigas de Michael colaborou para a ideia sair do papel.

Para representar a "libertação" de Michael pregada pela mensagem da música, Fincher decidiu destruir alguns símbolos do clássico videoclipe de "Faith", primeiro grande sucesso da carreira solo do cantor, incinerando a jaqueta de couro, a jukebox Wurlitzer e guitarra no refrão da música. Tanto o vídeo quanto a canção foram epítomes da música pop e da moda nos anos 90. A faixa também serviu como um hino para a comunidade LGBT, nove anos antes de Michael se assumir gay.

"O caso de Freedom! '90 é diferente porque George Michael não colocou simplesmente garotas bonitas e famosas, colocou todo o mundo da moda nessa gravação. Pela primeira vez, nos tirava desse universo no qual os homens exibem seus troféus sexuais para nos abrir a porta de um mundo que nos mostrava sua visão do estilo e da estética feminina da época e que o fascinava", analisou a jornalista Katie Baron, professora do London College of Fashion em entrevista ao jornal El País. 

O disco "Listen Without Prejudice Vol. 1" vendeu 8 milhões de cópias. Ao todo, George Michael vendeu mais de 100 milhões de discos em seus 35 anos de carreira, somando suas vendas como artista solo e como integrante da dupla Wham!. "Freedom! '90" ficou no 17º lugar no ranking do AdoroCinema dos melhores videoclipes dirigidos por cineastas.

AdoroCinema
Compartilhar
Seu Terra