'Sirât', vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes, abrirá Mostra de SP
Longa de Oliver Laxe foi escolhido pela Espanha para disputar uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026
O longa espanhol Sirât, vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes deste ano, será o filme de abertura da 49ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que ocorre entre os dias 16 e 30 de outubro.
Dirigido pelo cineasta espanhol Oliver Laxe, a obra conta a história de um pai e um filho que estão em busca de Mar, — filha e irmã, respectivamente — que desapareceu há alguns meses enquanto frequentava raves no Marrocos.
Pai e filho, então, se aventuram nas montanhas do país e procuram, entre a música eletrônica, o paradeiro da jovem. À medida que avançam por um cenário escaldante, a jornada os obriga a confrontar os próprios limites em busca de Mar.
A cerimônia de abertura do evento e a exibição do filme ocorrem na quarta-feira, 15 de outubro, na Sala São Paulo, com apresentação de Renata de Almeida e Serginho Groisman. As atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, que atuam no filme, também estarão presentes na sessão especial.
Além de Sirât, Laxe já dirigiu outros longas exibidos em edições passadas da Mostra de SP — Todos São Capitães (2010), na 34ª edição, Mimosas (2016), na 40ª edição, e O que Arde (2019), na 43ª edição.
Em 2025, o longa do diretor foi escolhido pela Espanha para disputar uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, é o representante do Brasil para a categoria.