'O Filho de Mil Homens': Saiba tudo sobre o filme brasileiro da Netflix
Filme de Daniel Rezende que estreia no cinema a poucos dias da chegada ao streaming é baseado em livro de Valter Hugo Mãe
Estrelado por Rodrigo Santoro, O Filho de Mil Homens chega aos cinemas nesta quinta-feira, 30, depois de ser exibido na 49ª Mostra Internacional de São Paulo. Trata-se da adaptação do livro homônimo lançado pelo escritor português Valter Hugo Mãe em 2011. A direção é de Daniel Rezende.
O filme teve sua pré-estreia na última segunda-feira, 27. Em entrevista ao Estadão, Rodrigo Santoro afirmou que o protagonista de O Filho de Mil Homens é extremamente necessário para a sociedade "individualista" atual. "Nós perdemos a capacidade de escuta, estamos cada vez mais individualistas, cada vez mais voltados para o nosso mundo, cada vez mais distraídos com tantas coisas, que a gente não se olha mais, não se vê. Eu acho que o Crisóstomo é uma grande inspiração neste sentido."
Intérprete de Antonino, Johnny Massaro afirmou que O Filho de Mil Homens trata a masculinidade de uma nova forma, mas não necessariamente "desconstruída". "[O filme] é sobre criar um novo ideal de masculino, sobretudo através do personagem do Rodrigo, o Crisóstomo", disse ele.
Depois de uma breve temporada nos cinemas, O Filho de Mil Homens será disponibilizado na Netflix, com a estreia no streaming marcada para novembro.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre O Filho de Mil Homens:
Elenco e equipe
Rodrigo Santoro interpretara Crisóstomo, pescador solitário cujo desejo de ser pai leva ao desenrolar da trama. Ele é acompanhado de Miguel Martines, que vive o pequeno órfão Camilo, Rebeca Jamir, no papel de Isaura, e Johnny Massaro, que interpreta o jovem Antonino.
O restante do elenco é completado por Antonio Haddad, Carlos Francisco, Grace Passô, Inez Viana, Juliana Caldas, Lívia Silva, Marcello Escorel e Tuna Dwek.
Daniel Rezende, de Turma da Mônica: Laços, Bingo: O Rei da Manhã e O Mecanismo dirige O Filho de Mil Homens. Ele também assina o roteiro ao lado de Duda Casoni.
Trama
Em O Filho de Mil Homens, o pescador Crisóstomo vive uma vida simples e isolada. Ao chegar aos 40 anos, ele começa a sentir um desejo enorme de ser pai. Procurando realizar essa vontade, ele acolhe Camilo, um garoto órfão, com quem cria grande ligação.
Juntos, os dois conhecem e se aproximam de Isaura, socialmente rejeitada por não ser virgem, e Antonino, um rapaz incompreendido e alvo de preconceitos. Os quatro acabam formando uma família improvável, que os ajuda a descobrir e abraçar suas identidades mesmo diante do olhar julgador dos outros.
Cenário
O Filho de Mil Homens se passa em um pequeno povoado litorâneo. Para traduzir o cenário de Hugo Mãe para as telonas, Rezende e sua equipe optaram por gravar em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, e na Chapada Diamantina, na Bahia.
Com esses locais como pano de fundo, o filme recria a vida simples e pacífica da obra de Hugo Mãe.
O que Valter Hugo Mãe achou de 'O Filho de Mil Homens'?
Em entrevista ao Estadão em julho deste ano, Valter Hugo Mãe rasgou elogios à adaptação de sua obra. Embora admita ter se preparado para que o filme usasse apenas uma pequena parte de seu livro e talvez não se assemelhasse tanto ao que estava nas páginas, o escritor disse que a versão de Daniel Rezende "não só carrega meu livro, elogia meu livro, ele se emancipa (...), é verdadeiramente a obra de outro autor". "Eu não podia estar mais feliz com o filme, mais orgulhoso ou mais grato. O filme é a melhor coisa que poderia ter acontecido ao meu livro", disse ele.
O escritor português também lembrou a forma gigantesca como o público brasileiro recebeu O Filho de Mil Homens quando o livro foi lançado. "A maneira como os leitores brasileiros reagiram ao livro foi muito espantosa. Teve uma dimensão descomunal", lembrou Hugo Mãe, contando ainda que usa as lembranças de pessoas que disseram que o volume mudou suas vidas para se animar em períodos de tristeza.
Estreia nos cinemas e no streaming
Depois de duas sessões realizadas durante a edição atual da Mostra Internacional de São Paulo, nos dias 27 e 28 de outubro, O Filho de Mil Homens terá curta temporada nos cinemas de todo o Brasil a partir desta quinta-feira, 30.
O longa também já tem data para chegar ao streaming, com a Netflix anunciando que o título será lançado na plataforma em 7 de novembro.