Natalie Portman fala sobre ter sido sexualizada quando criança: 'Me sentia muito assustada'
Atriz chegou a ser alvo de contagem regressiva para sua maioridade após aparecer em 'O Profissional', de 1994
Vencedora do Oscar, Natalie Portman (Segredos de Um Escândalo) falou sobre o medo que sentiu ao ser sexualizada pela mídia e pelo público após despontar em Hollywood com O Profissional (1994). Em conversa com Jenna Ortega (Os Fantasmas Ainda Se Divertem) para a Interview Magazine, a atriz falou sobre como cresceu protegendo sua privacidade e como isso afetou a percepção pública sobre ela.
"Quando era criança, fui muito sexualizada, algo que acho que acontece com muitas garotas nas telas. Me sentia muito assustada", disse Portman. "Obviamente, a sexualidade é algo muito importante quando você é jovem, mas eu queria que isso fosse algo interno, não algo direcionado a mim. Senti que um jeito de me proteger era [me projetar] como 'sou séria. Sou tão estudiosa. Sou inteligente e esse não é o tipo de garota que você persegue.'"
A atriz disse que transformar sua imagem foi essencial para que ela fosse "deixada em paz". Portman reforçou que é "boba" em sua vida privada, mas "as pessoas acham que sou essa pessoa estudiosa".
Dizendo-se uma pessoa aberta na vida real, ela disse que esse distanciamento a ensinou a manter sua privacidade e a de sua família. "Ficou claro para mim muito cedo que você precisa dizer o quanto você é fechada, sua privacidade é muito mais respeitada. Criei uma barreira com que posso dizer 'não farei ensaios fotográficos com meus filhos.'"
Portman ainda reforçou a importância de ter cada vez mais mulheres nos sets de filmagem. "[A indústria] ainda é muito masculina, mas o debate em torno disso com certeza ajudou muito. Sinto que o departamento de cabelo e maquiagem sempre foi o espaço feminino. É um estereótipo, mas é verdade. Então sempre teve esse pequeno espaço no set em que, quando criança, me sentia protegida e cercada por mulheres e, à medida que envelheço, tem se tornado mais e mais importante para mim trabalhar com mulheres. Às vezes você é escalada como a [única] garota do filme, ou há outras mulheres, mas vocês nunca têm cenas juntas."
Premiada com um Oscar em 2011 por Cisne Negro, Portman já falou em outras ocasiões sobre como foi sexualizada ainda jovem. Em 2018, durante a Marcha das Mulheres de Los Angeles, a atriz lembrou que sua primeira carta de fã, na época de O Profissional, descrevia uma "fantasia de estupro". No mesmo período, um programa de rádio iniciou uma contagem regressiva para seu aniversário de 18 anos. Portman tinha apenas 13 anos.
Portman se prepara para o lançamento de A Fonte da Juventude, novo filme dirigido por Guy Ritchie para o Apple TV+, que acontece em 23 de maio.
