Morre Paulo Sérgio de Almeida, diretor conhecido por filmes da Xuxa, aos 80 anos
Cineasta também escreveu livros e fundou o site Filme B, referência no mercado cinematográfico brasileiro
Paulo Sérgio de Almeida, cineasta conhecido por importantes filmes do universo infantojuvenil, incluindo os longas da Xuxa, morreu nesta quinta-feira, 14, aos 80 anos de idade. A informação foi divulgada pela família do diretor, que não revelou a causa da morte.
"Apaixonado pela vida e pelo cinema, nos deixa após 80 anos muito bem vividos, com muito amor. Viva o cinema brasileiro. E que subam os créditos", diz a publicação, feita no perfil do diretor no Instagram.
View this post on Instagram
Paulo Sérgio de Almeida começou sua carreira em 1980, quando dirigiu Dá-lhe Rigoni. Nos anos seguintes, trabalhou em Sobrenatural de Almeida (1981), Beijo na Boca (1982) e Banana Split (1988).
O cineasta dirigiu sucessos infantis como Sonho de Verão (1990). Ele trabalhou com Xuxa Meneghel em Xuxa Popstar (2000), Xuxa e os Duendes (2001) e Xuxa e os Duendes 2: No Caminho das Fadas (2002).
Seu último filme foi Inesquecível (2007), um drama que acompanha o triângulo amoroso formado pelos personagens de Murilo Benício, Caco Ciocler e Guilhermina Guinle.
Almeida ainda fundou o Filme B, site especializado no mercado cinematográfico, em 1997, e lançou os livros Quem é Quem no Cinema no Brasil e Cinema: Desenvolvimento e Mercado.
A carreira do cineasta também foi marcada por posições de destaque em instituições ligadas à indústria do audiovisual: ele foi superintendente de comercialização da Embrafilme e diretor comercial e diretor presidente da Riofilme.
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais