Lula e Janja recebem Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho e assistem 'O Agente Secreto' no Planalto
Protagonista e diretor foram recebidos pelo presidente e pela primeira-dama em Brasília para a exibição do filme brasileiro premiado em Cannes
O cinema brasileiro é um patrimônio nacional, e merece ser conhecido e admirado por todos os brasileiros
@ricardostuckert pic.twitter.com/LKd4e1xm1B
— Lula (@LulaOficial) August 8, 2025
O ator Wagner Moura e o diretor Kleber Mendonça Filho, premiados em maio no Festival de Cannes por O Agente Secreto, foram recebidos pelo presidente Lula e pela primeira-dama Janja no Palácio do Planalto, em Brasília, na noite de quinta-feira, 7, para uma exibição especial do filme, que estreia nos cinemas brasileiros em 6 de novembro.
"O cinema brasileiro tem que ser descoberto pelos brasileiros", declarou Lula em um vídeo postado na conta oficial do presidente no X (antigo Twitter). No vídeo, ao som de frevo, o presidente ainda comenta com o ator que chorou quando assistiu ao clássico italiano Cinema Paradiso pela primeira vez e relembrou sua infância assistindo a filmes projetados na parede de uma padaria em Santos (SP).
O longa do diretor Kleber Mendonça Filho será o filme de abertura do Festival de Brasília, em setembro. O evento celebra os 60 anos da mostra e acontece entre os dias 12 e 20 de setembro na capital federal. A sessão de abertura com O Agente Secreto contará com a presença do cineasta pernambucano, da atriz Maria Fernanda Cândido e da produtora Emilie Lesclaux. "Uma obra que mostra a força e o talento do cinema brasileiro", declarou Lula após a exibição no Palácio do Planalto.
A primeira sessão de O Agente Secreto, no entanto, será na terra natal do diretor e também onde se passa o filme, no Recife, no dia 10 de setembro. As sessões ocorrem simultaneamente em salas restauradas no Cinema São Luiz - fundado em 1952, e parte da locação do longa - e no centenário Teatro do Parque (fundado em 1919).
Sobre o que é 'O Agente Secreto'?
A produção conta a história de Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge para o Recife durante a ditadura militar para se reconectar com o filho. Uma vez lá, ele percebe que a cidade está longe de lhe proporcionar a paz que ele esperava.
Após o sucesso no Festival de Cannes, O Agente Secreto teve seus direitos de distribuição nos Estados Unidos adquiridos pela Neon, mesmo selo responsável por Anora, vencedor em cinco categorias do Oscar em 2025.