Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Ainda Estou Aqui' vence Goya, principal premiação do cinema espanhol

Longa brasileiro levou o prêmio na categoria de Melhor Filme Ibero-americano

8 fev 2025 - 21h14
(atualizado às 22h06)
Compartilhar
Exibir comentários
"Ainda Estou Aqui" de Walter Salles
"Ainda Estou Aqui" de Walter Salles
Foto: Reprodução/Globoplay

O longa brasileiro Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, levou o prêmio Goya na categoria de Melhor Filme Íbero-americano, neste sábado, 8. A premiação é a principal do cinema espanhol.

Na categoria, a produção superou filmes como o uruguaio Agarrame fuerte, o argentino El jockey, o chileno El Lugar de La Otra e o costa-riquenho Memorias de un cuerpo que arde.

Ainda Estou Aqui é baseado no livro de mesmo nome do escritor Marcelo Rubens Paiva, no qual ele conta a história da mãe, a advogada Eunice Paiva, que precisou reconstruir a vida após a morte do marido, Marcelo Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar brasileira.

Walter Salles não esteve presente no momento de divulgação dos vencedores, que aconteceu em Granada, na Espanha. Quem o representou e recebeu a estatueta pelo filme foi Jorge Drexler, cantor uruguaio que já trabalhou com o diretor.

No momento, ele leu uma mensagem deixada por Salles. O cineasta dedicou a vitória ao cinema brasileiro, a Eunice Paiva e sua família, Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.

“Estou profundamente agradecido à Academia e todos os acadêmicos por essa grande honra. Esse prêmio é muito especial para nós, não só por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado. É uma grande honra pela admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, pela admiração que tenho pelo cinema espanhol e por cineastas que influenciaram minha formação”, disse no trecho do texto lido. 

Três indicações ao Oscar

Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, concorre a três categorias no Oscar de 2025: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. A entrega das estatuetas será no dia 2 de março, e a produção brasileira é a favorita para levar ao menos uma estatueta, segundo a mídia especializada.

Entenda as chances reais do filme 'Ainda Estou Aqui' no Oscar:

*Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade