Festival do Rio: 'Ruby Sparks', no doce reino da fantasia e da ficção
- Juliana Prado
- Direto do Rio de Janeiro
Com a assinatura dos diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris, os mesmos de Pequena Miss Sunshine, (EUA-2006), a comédia romântica Ruby Parks - a namorada perfeita marcará presença no Festival do Rio, que abre nesta quinta-feira (27). Despretensioso, mas com algumas marcas que tanto agradaram o público do "longa-revelação" de 2006, Ruby trata da relação entre um escritor (Paul Dano) com bloqueio para fazer seu segundo livro e a personagem Ruby (Zoe Kazan) por ele inventada.
Descubra o Sundaytv e tenha acesso ao melhor do cinema e da TV
Os diretores do longa chegaram ao Rio na quarta-feira (26), onde estão em maratona de entrevistas e eventos para divulgar o filme. Dayton e Valerie Faris também vão poder acompanhar de perto a exibição inaugural do vídeo na cidade, previsto para 29 de setembro.
A namorada perfeita em questão é criada para assegurar a Calvin alguma chance de voltar a publicar um bom segundo livro depois de seu estrondoso sucesso inaugural. Após sonhar com Ruby, a garota, magicamente, se materializa em sua frente e passa a conviver com ele dentro de casa, como um casal.
A partir daí, o criador percebe que pode manipular sua criatura, que só age de acordo com o que é determinado dentro do novo livro de Calvin, naturalmente sobre uma namorada ideal. O personagem, no entanto, fica maior do que seu escritor e acaba por se libertar, como um marionete que, não menos magicamente, também se solta dos fios.
Numa das escassas cenas marcantes e de força do romance água com açúcar, uma Ruby Sparks exausta de tantos comandos, finalmente, ganha vida. A mocinha nada convencional - e fora dos padrões de beleza - passa de personagem à vida real e, como não poderia ser diferente, corta os vínculos com o escritor.
Na telona, perpassam, de forma muito leve, arquétipos (alguns podem considerar clichês) caros ao cinema e às artes em geral. Entre eles, os bloqueios a que os "homens da arte e da literatura" estão propensos e o brilho que certos personagens podem adquirir se tornando mesmo maiores que criatura.
De resto, uma ótima Annete Bening (Gertrude) em aparição quase relâmpago ao lado de Antonio Bandeiras (Mort), formando um excêntrico casal. Mesmo que em pouquíssimo tempo de participação no filme, os dois orientam e sinalizam algumas idas e vindas do casal de personagens centrais.
Ficha técnica:
Ruby Sparks - a namorada perfeita
Diretores: Jonathan Dayton e Valerie Faris.
Com: Paul Dano, Zoe Kazan, Annette Bening, Antonio Banderas.
Estados Unidos, 2012. 104 min.
Exibições no Festival do Rio:
Mostra: panorama
SEX (28/9) 19:15 Odeon Petrobras OD004
DOM (30/9) 16:30 Kinoplex Leblon 4 KL010
DOM (30/9) 21:30 Kinoplex Leblon 4 KL012
TER (2/10) 14:00 Kinoplex Tijuca 4 KT017
TER (2/10) 19:00 Kinoplex Tijuca 4 KT01910:30 Est Sesc Rio 1
SAB (6/10) 17:40 Est Vivo Gávea 5 GV543
DOM (7/10) 19:30 Cine Carioca
Legenda em Português - 14 anos