Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"É um sonho se tornando verdade", diz diretor sobre 'Rio'

22 mar 2011 - 13h56
(atualizado às 15h33)
Compartilhar

Propagandas em todas as esquinas, marca cravada em outdoors, carros e games. A Fox está empenhada em fazer de Rio o seu grande lançamento de animação do ano, replicando os personagens do filme por todos os possíveis espaços de consumo. E no espírito de promover o filme na cidade em que ele se passa, o estúdio levou para a capital fluminense o diretor Carlos Saldanha, todo o talentoso time de músicos por trás da trilha sonora e os atores hollywoodianos que dublam os personagens.

» Veja mais fotos

» Leia a crítica de 'Rio'

» Alugue ou Compre Vídeos no Terra Video Store

» Assista a trailers de cinema

» vc repórter: mande fotos e notícias

Céu semi-aberto, cinema novo em folha na margem da Lagoa Rodrigo de Freitas e uma mesa com 11 artistas predispostos a responder às perguntas dos mais de 70 jornalistas de todo o mundo presentes na ocasião. Perguntas essas que, na verdade, quase não aconteceram, graças ao mesmo esquema espartano de 30 minutos de coletiva, sendo quase 15 deles dedicados à apresentação de cada membro da mesa. Precisas quatro perguntas depois (as quatro que deu tempo de serem feitas), fica a certeza de que o filme vai ser um sucesso, de que o elenco e os músicos genuinamente acreditaram no projeto e que os jornalistas ficaram com várias questões não perguntadas.

Com Carlos Saldanha ao centro mais sorridente do que nunca - "esse é um sonho se tornando verdade pra mim" -, a mesa contou com a presença de Jesse Eisenberg e Anne Hathaway, que fazem respectivamente as vozes de Blue e Jade, o par de araras azuis que guia o filme na dublagem original, Rodrigo Santoro (voz do ornitólogo Túlio na versão americana e brasileira do filme), o Jamie Foxx (voz de Nico), Jemaine Clement (voz da cacatua vilã Nigel) e os músicos Will i Am (líder do Black Eyed Peas), Bebel Gilberto, Carlinhos Brown, Sérgio Mendes e Taio Cruz (músico inglês com pai nigeriano e mãe carioca) e cada um falou um pouco (bem pouco) do que foi a experiência de participar deste que é, de longe, a maior propaganda que a cidade poderia ganhar - e estamos contando com toda aquela publicidade da época da candidatura para as Olimpíadas.

"Da conversa inicial que tive com o Carlos até hoje já se vão três anos. E desde aquela época e do momento da salinha fechada e escura da dublagem, havia sempre a promessa de vir pro Rio, uma cidade que, finalmente, estou conhecendo", disse Hathaway, a mais recente apresentadora do Oscar. A se falar nele, no Oscar, o jovem Jesse Eisenberg, que foi indicado este ano por seu papel em A Rede Social, se disse contente em participar do projeto, mas terminou não repercutindo nada além do protocolar "excelente trabalhar um grande time de 300 artistas incríveis". Mais efusivo, Jamie Foxx (este vencedor do Oscar por Ray), fez a mais picante confissão da mesa: "Já visitei o Rio várias vezes antes. Em meu laptop. Em sites cujo nome não posso falar", disse ele, ao lado de um Rodrigo Santoro quase constrangido diante da resposta.

O cantor Will i Am, que mais um pouco ganha o posto de adido cultural da embaixada americana no Brasil, "Não sei como expressar meu amor pelo Brasil mais do que já fiz nesses últimos tempos." E quando ele vai comprar uma casa no Rio? "Na quinta vejo um apartamento na Barra", disse, sem afirmar se era uma brincadeira ou não.

Ciceroneando a mesa, o simpático Saldanha conseguiu falar mais um pouco e explicou que, sim, teve que ajustar as medidas dos decotados biquínis brasileiros para atender ao padrão americano, que trouxe 6 membros de sua equipe para conhecer o Rio no Carnaval e que o fato de o filme ser lançado em um momento tão benevolente não apenas com o Rio de Janeiro, como com o Brasil. "A lembrar que a origem dessa história surgiu há uns 10 anos, muito antes disso tudo acontecer". Saldanha lembrou também que, com o filme já em produção, ele veio ao Rio conversar com Vanessa Morrison (presidente da Fox Animation) sobre o filme. "Neste mesmo dia, o Rio havia ganho a candidatura para as Olimpíadas. Tudo que posso dizer hoje é que sou muito sortudo em poder fazer parte desse momento".

A notar que, com um espaço que deu chance para apenas quatro perguntas dos jornalistas, a coletiva ainda abriu o relógio para os criadores do game Angry Birds comentarem sobre o lançamento da versão Rio do filme. Ganharam mais tempo de microfone que Anne Hathaway e Jesse Einseberg juntos.

A repórter viajou a convite da Fox

Elenco de Rio e o diretor Carlos Saldanha, de camisa xadrez, posaram para os fotógrafos
Elenco de Rio e o diretor Carlos Saldanha, de camisa xadrez, posaram para os fotógrafos
Foto: Felipe Panfili e Felipe Assumpção / AgNews
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra