'Distrito 9' é acusado de xenofóbico por nigerianos
O filme Distrito 9 está sendo acusado de xenofóbico por vários nigerianos. A produção, que fala de um mundo fictício onde alienígenas se tornaram refugiados na África do Sul, deu origem até a uma petição na rede social Facebook, que lançou a campanha "Distrito 9 Odeia a Nigéria". A história tem direção de Neill Blomkamp e produção de Peter Jackson, o mesmo da trilogia Senhor dos Anéis.
» Saiba mais sobre filmes que vêm por aí
Tudo isso porque, no filme, os papéis dos imigrantes nigerianos se reduzem a gângsters, prostitutas ou curandeiros malignos. Para piorar a situação, em algumas cenas esses nigerianos são vistos comendo carne de alienígenas ou mesmo fazendo sexo com as criaturas.
Distrito 9, que está fazendo uma carreira bem sucedida nos cinemas americanos, acumulando mais de 92 milhões em três semanas de exibição nos Estados Unidos, entra agora na lista de filmes hollywoodianos que são acusados de xenofóbicos ao retratar estrangeiros (leia-se, não-americanos) de forma não muito amigável. O filme estreia no Brasil no dia 23 de outubro.
A lembrar que, em 2006, o filme americano Turistas também foi bombardeado de acusações de ser preconceituoso com os brasileiros que, no título, eram retratados como perigosos e assustadores criminosos.