De musa de Hitchcock a princesa: veja trajetória de Grace Kelly
Em pouco mais de 50 anos de vida, ela se consagrou internacionalmente não só como princesa, mas também como estrela de Hollywood e ativista social. Não é à toa que, mesmo 30 anos após sua morte, completados nesta sexta-feira (14), Grace Kelly continua sendo lembrada como uma das personalidades públicas mais influentes de todos os tempos.
Descubra o Sundaytv e tenha acesso ao melhor do cinema e da TV
Grace Patricia Kelly nasceu na Filadélfia em 12 de novembro de 1929. Interessada nas artes cênicas desde cedo, mudou-se para Nova York depois que se formou no colégio e estudou na Academia Americana de Artes Dramáticas. Em 1951, atuou em seu primeiro longa-metragem, Quatorze Horas, dirigido por Henry Hathaway. No ano seguinte esteve em Matar ou Morrer, de Fred Zinnemann
. Apesar de os dois terem sido bem aceitos pela crítica, seu grande salto da carreira aconteceu em 1953, graças a
Mogambo, filme de John Ford com o qual ganhou seu primeiro Globo de Ouro.
As produções que vieram em seguida são as mais conhecidas de Grace. Com Disque M para Morrer, de Alfred Hitchcock, foi indicada ao BAFTA de Melhor Atriz Estrangeira; com Janela Indiscreta, também do mestre do suspense, venceu o NYFCC e o NBR na categoria Melhor Atriz; e com Amar é Sofrer, dirigido por George Seaton, finalmente levou um Oscar. Apesar de não ter conquistado prêmios com ele, foi elogiada também pelo trabalho em Ladrão de Casaca, de 1955, passando a ser conhecida como "a musa de Hitchcock".
Sua carreira de sucesso na indústria cinematográfica foi interrompida em 1956 por mais uma grande reviravolta em sua vida. Naquele ano, Grace se casou com o Príncipe Rainier III, com quem teve posteriormente três filhos, tornando-se a Princesa de Mônaco. Impossibilitada de seguir na profissão de atriz, aproximou-se de vez dos trabalhos sociais, criando inclusive sua própria instituição, a Association mondiale des amis de l'enfance, voltada ao auxílio de crianças carentes.
Aos 52 anos, dia 14 de setembro de 1982, morreu em um acidente de carro em Monte Carlo. As causas do acidente, porém, nunca foram totalmente esclarecidas. Boatos da época disseram que era uma das filhas da princesa, Stephanie, que dirigia o veículo - o que foi negado por ela em 2002 em entrevista a uma revista francesa.
Mesmo 30 anos após sua morte, o legado de Grace Kelly permanece intacto. Ela ainda é uma das princesas mais influentes da história, uma das estrelas mais queridas de Hollywood e um dos ícones fashion mais idolatrado pelas mulheres. Para relembrar essa trajetória, clique na aba e veja fotos das diversas fases da Princesa de Mônico.