De graça no streaming: Tão boa quanto Divertida Mente, a animação brasileira que disputou o Oscar com o filme da Pixar é imperdível
Produções que representam diferentes aspectos da infância, essas animações disponíveis em serviços de streaming merecem total atenção.
Perto de completar 10 anos, Divertida Mente é uma das poucas produções do cinema recente que já pode ser considerada como um clássico contemporâneo. Dirigido por Pete Docter, de Up - Altas Aventuras, o filme acompanha a mente de Riley, uma garota divertida de 11 anos de idade que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem se mudar.
Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. Neste período de transformações, estes personagens devem ajudar a jovem a se adaptar.
Além de toda a aclamação do público e da crítica, a animação ficou conhecida por conquistar o Oscar 2016 de Melhor Animação e ser indicada à categoria de Melhor Roteiro. Embora seja uma produção excelente, sua popularização talvez tenha ofuscado um momento muito importante para o cinema nacional.
Naquele ano, o Brasil retornava às categorias principais da premiação com O Menino e o Mundo, filme dirigido por Alê Abreu. O longa acompanha um garoto que mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
Embora tenha entrado na disputa contra grandes estúdios, com projetos co…