Curta brasileiro entra na disputa do Urso de Ouro em Berlim
O cinema latino-americano está forte na Alemanha. Entre os 27 filmes que concorrem ao Urso de Ouro de melhor curta-metragem na 62ª edição do Festival de Berlim, cinco são produções da região, incluindo o brasileiro Licuri Surfe, de Guile Martins.
» Aluguel ou Compre Vídeos no Terra Video Store
» Assista a trailers de cinema
» vc repórter: mande fotos e notícias
O curta de 15 minutos aborda a relação de um índio pataxó (Licuri) com o surf, esporte que conheceu através da televisão e do contato com turistas que se aproximam de sua aldeia na Bahia. Apesar de morar em uma praia sem ondas, o jovem despertou a atenção do cineasta por causa de sua relação com o mar, que o levou inclusive a começar a praticar a modalidade com uma prancha de madeira.
América Latina em alta
A produtora peruana Claudia Llosa - vencedora do Urso de Ouro de 2009 com o longa-metragem A Teta Assustada -, retorna à competição com o curta Loxoro, uma co-produção entre Peru, Espanha, Argentina e EUA.
La Santa, do chileno Mauricio López Fernández, o venezuelano Nostalgia, de Gustavo Rondón Córdova, e a coprodução germano-mexicana Ein Mädchen Namens Yssabeau, da mexicana Rosana Cuellar, são os outros representantes do cinema latino-americano no Berlinale, nome popular do evento.
O júri da seção curta-metragem, formado pela atriz alemã Sandra Hüller, pela artista palestina Emily Jacir e pelo cineasta irlandês David O''Reilly, anunciará o vencedor do prêmio neste sábado (18), na cerimônia de premiação oficial do Festival de Cinema de Berlim.