Conheça invenções do cinema que facilitariam a vida real
O cinema já previu muitas coisas. Antes do homem sequer sonhar em pisar na lua, o gênio francês Georges Méliès, inspirado num romance de Júlio Verne, já tinha mostrado ao mundo seus devaneios com o excelente
Le Voyage Dans La Lune, de 1902, em que homens construíam um foguete e pisavam no satélite.
Quem assistiu aos filmes de James Bond, Barbarella e tantas outras ficções científicas também não poderia imaginar que, num futuro bem próximo, as pessoas conseguiriam falar umas com as outras pelo computador. Hoje, com a alta tecnologia de webcams e celulares, esse já é um sonho ultrapassado. Contudo, há sempre algo que ainda pode ser inventado. E neste quesito o cinema é rei.
Pensando nisso, o Terra fez uma lista de invenções que seriam uma mão na roda no mundo moderno e que já foram retratadas em diversos filmes. Confira:
Para não perder tempo:
Transportador (Star Trek)
Esqueça a crise nos aeroportos. Nunca mais você terá que esperar horas na fila e depender das condições climáticas para voar de um lugar a outro. Quer ir para o Japão? É fácil. Basta entrar numa máquina transportadora e aparecer do outro lado do mundo em questão de segundos. Tal tecnologia, provavelmente, custaria os olhos da cara. Na nossa visão ideal do futuro, você seguiria até um "aeroporto", compraria sua passagem de teletransporte e pronto: estaria no destino desejado.
Skate Voador (De Volta Para o Futuro 2)
Se você mora numa cidade como São Paulo, provavelmente já perdeu horas de sua preciosa vida no trânsito. Enquanto o poder público não soluciona o problema dos engarrafamentos, tivemos uma ideia muito melhor: que tal as empresas de veículos automotores inventarem o skate voador usado pelo personagem de Michael J. Fox em De Volta Para o Futuro 2? Com ele, seria possível atravessar a cidade em poucos minutos. E melhor: é ecológico. Funciona com baterias recarregáveis e não polui o ambiente.
Carros voadores (O Quinto Elemento)
Se a ideia de sair voando com um skate não te agrada, bem que poderiam criar também os tais carros voadores usados no filme O Quinto Elemento (e em tantos outros de Hollywood). A gente entende que usar um skate voador pode não ser tão agradável, afinal, você tem que ficar de pé e, provavelmente, no inverno teria que sair bastante agasalhado para não pegar uma friagem. Isso sem contar o risco de se desequilibrar e cair de cara no chão. Mas bem que seria bom evitar o tráfego voando por aí dentro de um confortável carro. Melhor ainda se você não precisasse bancar o motorista e ele fosse inteligente o suficiente para desviar de outros veículos e obstáculos no caminho. Transporte rápido e seguro.
Para ter uma melhor qualidade de vida
Máquina de sonhos de Elroy e Closet Automático (Os Jetsons)
Já pensou se você pudesse escolher o seu sono? As preocupações provavelmente iriam desaparecer com a máquina de sonhos mostrada em alguns episódios do seriado Os Jetsons (que também passaram pelo cinema). Sonhos eróticos e psicodélicos seriam acionados com um botão. Nada de pesadelos, a menos que você deseje. Com certeza seu dia amanheceria com uma cara bem melhor. Agora imagine que além de escolher o seu sonho, você também poderia ficar na cama por mais alguns minutos, afinal, o trabalho de escovar os dentes, tomar banho e se vestir seria facilmente resolvido com o "closet automático", outra invenção dos criadores do desenho animado. Basta subir numa esteira que a máquina faz tudo isso por você em questão de segundos.
Viaje sem sair de casa (O Vingador do Futuro)
Seria ótimo se a gente pudesse viajar e viver sensações inesquecíveis sem sair de casa. Apesar da visão um tanto assustadora de O Vingador do Futuro, bem que uma máquina tirada desse filme poderia virar realidade. Bastaria sentar na cadeirinha para receber memórias de viagens nunca feitas anteriormente. Claro que essa invenção provavelmente seria utilizada para o mal, a gente reconhece, mas viajar por lugares inesquecíveis (e até inexistentes) é bastante tentador. Horas de entretenimento sem qualquer risco de gastar dinheiro ou tempo em caminhadas desnecessárias.
Robô-empregado (O Homem Bicentenário)
Esqueça a pilha de louça e o montão de roupas para lavar. Todos as tarefas domésticas seriam resolvidas rapidamente por um robô-empregado. Ele serviria unicamente para te servir dentro de casa. Em alguns casos, como em O Homem Bicentenário, ele até poderia adquirir características humanas e se tornar um ótimo amigo. A gente só tem medo que eles iniciem uma revolução, como aconteceu com os robôs de Blade Runner.
Comida instantânea (De Volta Para o Futuro 2)
Se para você "comida instantânea" é aquele macarrão que fica pronto em três minutos no fogão, provavelmente você não conhece o real significado dessa expressão. Em De Volta Para o Futuro 2, tivemos até uma certa ideia. Imagine uma pizza menor que a palma da sua mão. Coloque-a num microondas, aperte o botão e de repente ela fica grande e suculenta.
Compre o seu próprio robô que cospe dinheiro (Mulheres Perfeitas)
No mundo do futuro ideal você só teria que trabalhar até comprar seu próprio robô que cospe dinheiro. Tudo bem que no filme Mulheres Perfeitas isso era um tanto assustador, mas nem por isso menos fascinante. Precisa de R$ 10 reais? Faça com que o seu robô cuspa essa nota. Quem disse que dinheiro não traz felicidade provavelmente vai mudar seus conceitos após essa magnífica invenção.
Amantes perfeitos
Os robôs também amam (Mulher Nota 1000 e A.I - Inteligência Artificial)
Em Mulher Nota 1000, nerds criam o que eles consideram a mulher perfeita no computador. O que eles não imaginam é que, durante uma tempestade, ela realmente viraria realidade. Já em A.I. - Inteligência Artificial, Jude Law funciona como uma espécie de robô-gigolô. As pessoas pagam por seus serviços. Tudo bem que este tipo de atividade não é politicamente correta. Mas às vezes ter companhia sexual sem precisar agüentar as variações de humor do namorado ou namorada, pode ser realmente um avanço.